Pular para o conteúdo principal

Amizade



Amizade, que palavra bonita, mas qual o seu real significado? Acredito que pra cada relação há um significado diferente. Às vezes, penso que é como degustar certo alimento; não entendeu né? Deixe-me explicar. Suponhamos que todos nós comemos carne. Você não consegue transmitir para a outra pessoa que gosto tem a carne, pode até descrever, mas na verdade a outra pessoa só vai saber se comer também, verdade? Não, pois as pessoas têm paladares diferentes e cada um sente um gosto ou até mesmo uma sensação diferente mesmo que degustem o mesmo alimento. 


Assim é este sentimento chamado amizade, cada um sente e compreende à sua maneira. Quem de fato pode descrevê-lo? Quando podemos identificar nossos verdadeiros amigos?

 

Quando somos confrontados a descrever sentimentos de amizade logo nos deparamos com as palavras mais belas possíveis; amor, compaixão, lealdade, sinceridade, misericórdia, cumplicidade, pontualidade, paciência. Se pararmos para pensar, compreendemos que na verdade tudo isto é amizade, mas demoramos a perceber o significado verdadeiro de cada palavra. 


A amizade é um conceito complexo, mas somos ensinados a acreditar em ideias que nem sempre refletem sua verdadeira essência. Costumamos pensar que um amigo fiel é aquele que nos elogia o tempo todo, mesmo quando não merecemos, que nunca nos critica, que entra em brigas por nossa causa, que coloca nossos interesses acima dos seus, que se esquece de seus próprios problemas para se compadecer dos nossos, que apoia nossas loucuras e até mente para não nos magoar. Parece perfeito, não é? No entanto, essa visão idealizada talvez seja mais próxima de um "puxa-saco".


Na realidade, um amigo verdadeiro é aquele que nos diz o que precisamos ouvir, mesmo que não seja o que queremos, que nos elogia, mas também nos critica de forma construtiva quando necessário. É aquele que não briga por nossa causa, mas busca ser mediador em conflitos. Ele tem personalidade própria e não abre mão de seus interesses, pois sabe que ceder demais pode nos prejudicar. Um amigo fiel é aquele que consegue cuidar de seus próprios problemas e ainda assim encontrar tempo para nos orientar e, quando possível, nos impedir de cometer loucuras.


Ele fala a verdade, mesmo que seja dolorosa, pois valoriza a sinceridade. Um verdadeiro amigo sabe equilibrar seu tempo e está sempre pronto para nos ajudar, não apenas a atender nossos chamados, mas a estar ao nosso lado quando mais precisamos. 


Essa é a melhor maneira de identificar os verdadeiros amigos.

“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18:24)





Comentários

  1. Aamizade é um tesouro que tem que ser valorizado todos os dias em nossas vidas pra sempre disso sempre tenho colocado em pratica essa lição, ha se tiver tempo passa la nos meus blogs eu ja to seguindo vc monica

    acesse
    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga, concordo muito com vc. A amizade é muito importante para as nossas vidas, cada um à entende de uma forma especial e diferente, mais sem ela, imaginamos que seria impossível de viver.
    Parabéns mais uma vez pelas lindas palavras.Grande beijo e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Passar por momentos difíceis nos faz descobrir os verdadeiros amigos. Amei o seu cantinho Mônica, adoro posts que nos levam a refletir e tentar melhorar o nosso interior, vou gostar muito de passear por aqui. bjnhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a rivalidade vira obsessão

O filme ‘O Grande Truque’, recentemente prendeu a minha atenção. E isso não tem nada a ver com os protagonistas do filme, ou até mesmo, com os truques de ilusionismo apresentados.   A história se passa na Inglaterra do século XIX, uma época em que os truques de ilusionismos, atraiam multidões. O filme narra a história de Alfred e Robert, dois grandes mágicos que inicialmente trabalhavam em parceria, mas que em determinado momento se tornam rivais, em busca da supremacia no mundo do ilusionismo. O que começa como uma competição saudável logo se transforma em uma batalha intensa e obscura.   Um dos truques do Alfred faz sucesso, e para descobrir o segredo do rival, Robert usa de meios ardilosos e nada convencionais para acabar com o sucesso do oponente. A trama se desenrola com reviravoltas emocionantes, revelando o lado sombrio da obsessão pela perfeição e pela superação.   'O Grande Truque' nos ensina que competição e rivalidade são naturais, mas é importante lembrar que o adve

Escravos por opção

  A história do Brasil é marcada por um período sombrio em que os negros foram escravizados pelos brancos. Durante séculos, eles sonharam com a liberdade, até que finalmente chegou o dia da abolição da escravatura. No entanto, para muitos deles, a transição para a liberdade não foi fácil. Acostumados a uma vida de servidão, muitos negros não sabiam como lidar com a nova realidade de liberdade. Sabiam como ser escravos, mas não como ser livres. Foi necessário um processo de adaptação e aprendizado para entender e exercer plenamente sua liberdade. Muitos enfrentaram desafios e dificuldades nesse processo, pois a liberdade traz consigo novas responsabilidades e escolhas que antes não eram possíveis. Vivemos em um país onde a liberdade é um direito fundamental, porém muitos de nós ainda não compreendem verdadeiramente o significado dessa palavra. Assim como os negros do passado, que mesmo libertos ainda não se sentiam livres, muitos de nós hoje agimos como se fôssemos escravos, submetidos

A escritora gentiourense Mônica Bastos encanta os leitores com o romance "Antes que o Pó Volte à Terra"

É com imenso prazer que compartilho com vocês a notícia do lançamento de mais um livro da escritora baiana/gentiourense Mônica Bastos, o romance "Antes que o Pó Volte à Terra".  Como entusiasta das palavras, esta obra representa não apenas uma história, mas um mergulho profundo na complexidade das relações humanas e das escolhas que moldam nossos destinos. "Antes que o Pó Volte à Terra" é uma jornada literária que se desenrola com camadas de emoção, personagens vibrantes e reviravoltas que desafiam as expectativas. É uma celebração da vida, do amor e da resiliência diante das adversidades. A trama transcende o tempo, misturando passado e presente de maneira envolvente. Personagens ganham vida nas páginas, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa.  Sem dúvidas, é uma história que despertará sentimentos profundos e reflexões sobre a essência da existência.   Mensagem da Autora:   Escrever “Antes que o Pó Volte à Terra” foi mais do que simplesmente escrever um