16 de novembro de 2011

O melhor dia de nossas vidas

Se neste exato momento pararmos e fizermos uma reflexão, será que saberíamos com precisão dizer qual o melhor dia de nossas vidas? Claro que para isto, seria necessário de antemão saber exatamente o que significa o melhor dia, o que o define como o melhor. Há muitos anos atrás ouvi de alguém: “Hoje é o melhor dia de nossas vidas, já que ontem já passou e o amanhã ainda não existe”. Nossa que frase bonita, em plena adolescência adorava escrevê-la em meus cadernos da escola, mas pouco podia compreender o seu tão profundo significado.
Nós seres humanos somos fortes candidatos a vivermos no passado. Rimos quando nos lembramos daquela noite inesquecível, choramos quando nos damos conta que terminou; irritamos-nos quando percebemos que não aproveitamos tanto quando poderíamos aproveitar. Ufa, que diversidade de sentimentos, tudo isso simplesmente por ficarmos lembrando de algo que nos aconteceu horas, dias, semanas, meses ou até anos atrás... Da mesma forma somos tendenciosos a viver no futuro, fazer planos, desenvolver projetos e até mesmo nos transportar para anos a nossa frente e passarmos a viver uma vida que ainda ou talvez nunca chegue a nos pertencer. Sofremos porque passou e sofremos porque ainda não chegou, contudo, acabamos nos esquecendo de um momento importantíssimo, o PRESENTE, o AGORA. Caso isto aconteça, estamos deixando de viver o melhor dia de nossas vidas, o hoje.
Hoje é o melhor dia de nossas vidas, pois é hoje que temos a oportunidade de olhar para trás, não para lamentarmos ou nos irritarmos, mas para analisarmos o que fizemos de bom e continuar fazendo, ou o que fizemos de ruim para não mais fazer. Não podemos chorar pelo leite derramado na areia, porque ainda que choremos, entendemos que não podemos recuperá-lo; isso não é motivo para desanimar, não podemos recuperar o leite, mas podemos estar certos de que com tal experiência de derramamento, podemos afirmar que os leites que carregaremos durante toda a nossa vida futura estarão mais seguros, não mais os derramaremos com tanta facilidade. Que o passado nos sirva de aprendizado.
Hoje continua sendo o melhor dia de nossas vidas, por que é nele que temos a oportunidade não de viver o futuro, mas de construí-lo. O nosso futuro dependerá das decisões tomadas no presente, tudo que fizermos hoje, repercutirá amanhã, independente de ser bom ou ruim. Hoje nós temos a oportunidade de repararmos os erros do passado e construirmos o futuro.
Aprendi que o melhor dia de nossas vidas é simplesmente aquele que vivemos, compreendendo que é único e que jamais tornaremos a vivê-lo, mas que tem total influência no amanhã, ou seja: “Hoje é o melhor dia de nossas vidas, já que ontem já passou e o amanhã ainda não existe”


Mônica Bastos


Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:34)