Mentir

Significado de mentir - Afirmar aquilo que se sabe ser falso, ou negar o que se sabe ser verdadeiro: Enganar, iludir; ludibriar.

Engraçado, essa é a primeira vez que vou ao dicionário pesquisar o significado de mentir. Confesso que fiquei chocada, não havia imaginado que seu significado fosse me abalar tanto. Na verdade desde cedo somos ensinados a não mentir, lembro-me das incansáveis vezes que fui repreendida por meus pais por mentir. Não sei, mas quase nunca adiantava, pois sempre achei que era algo totalmente inofensivo, principalmente quando se tratava de meus amigos, era quase impossível não mentir para eles; não sei, mas criança tem um negócio de competição, competem o tempo inteiro, então pra não ficar para traz acabam mentindo. Quando crescemos as coisas mudam um pouco, mentira passa a ter tamanho: Pequena, média, grande e muito grande e assim para cada mentira uma punição de igual tamanho.
Tem também aquela mentira que não consideramos mentira; é uma espécie de saída à esquerda, como por exemplo, mentir ao telefone. Ninguém se importa, a não ser que seu namorado mande a secretária dele dizer pra você que ele não está e quando você descobre pronto, o mundo desaba, ela passa a ser uma mentira muito grande e as consequências? Xiiiiiiiiiiiiiiiiii, nem queira saber. Quem define a gravidade da mentira não é o mentiroso, mas a vitima. Então é aí que um ditado popular passa a fazer sentido: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”, isso mesmo, quanto presenciamos alguém fazer um escândalo por conta de uma “pequena mentira”, achamos um exagero, mas quando nós somos as vitimas as coisas mudam.
Lendo o significado de a palavra mentir no dicionário, passamos a compreender a gravidade que este ato representa e percebemos que mentira é mentira e que não existe tamanho, o que importa é a atitude e essas atitudes têm sempre os mesmos objetivos, ou seja, enganar, iludir, ludibriar, assim sendo, quem mente não é simplesmente um mentiroso.
Temos que ter bastante cuidado ao mentir, pois esse tipo de atitude pode causar estragos irreversíveis na vida de outras pessoas e por mais inofensiva que pensamos ser, uma mentira sempre vai ser uma mentira.
Mas mentir também tem seu preço, as pessoas que metem tornam-se pessoas totalmente desacreditadas e quando falam a verdade ninguém acredita. Tem punição pior para um mentiroso que essa?
“O sonho te todo mentiroso é conseguir fazer com que as pessoas acreditem em suas mentiras e o seu pior pesadelo é não conseguir fazer com que as pessoas acreditem em suas verdades”.

"...e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21: 8)


 Mônica Bastos

Postagens mais visitadas