Vencendo nossas limitações

É muito interessante quando analisamos a nós seres humanos e vemos como facilmente conseguimos ter medo de algo e através disso nos limitarmos. Isso mesmo, muitas vezes o nosso medo nos impede de seguirmos adiante e darmos o próximo passo.
Qual é o seu maior medo? O que te impede de seguir adiante? Precisamos fazer uma análise da nossa vida e compreendermos o motivo pelo qual estamos sendo limitados.
Não queremos aqui dizer que não devemos ter medo, pelo contrário, não podemos permitir que os nossos medos nos impeçam de seguir adiante.
Todos os líderes, por maior que sejam em algum momento da sua vida, tiveram medo de algo, o que os torna diferentes é, não permitir serem prejudicados ou prejudicar outrem por tal medo.
Quando lemos a história de um dos grandes líderes relatados na bíblia, Abraão, vemos que foi um homem bastante corajoso, quando chamado por Deus para sair da sua parentela e cumprir o propósito estabelecido por Deus para a sua vida, não pensou duas vezes, logo obedeceu.
Mas mesmo sendo um homem corajoso, Abraão tinha um medo, Abraão tinha medo de morrer.

“E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti”. (Gênesis 12:11-13).

O medo de Abraão não fez com que Abraão parasse, mas fez com que por duas vezes agisse de forma errada. Abraão por duas vezes fez com que sua esposa Sara, mentisse para dois reis e ao invés de dizer que era sua esposa, dizia que era sua irmã.
A atitude de Abraão estava totalmente errada e por causa do seu medo envolveu uma pessoa inocente e fez com que ela e outros pagassem por seu medo.
Quando estudamos a história de Moisés, vemos que por medo o seu povo não herdou a terra prometida. Deus havia prometido uma terra que manava leite e mel, porém a maioria só viram as dificuldades encontradas na terra.

“E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enoque”. (Números 13:27-28)

Mas nem todos agiram desta forma, Josué e Calebe ainda confiavam em Deus, mesmo com as dificuldades da terra, conseguiram enxergar o que a mesma oferecia de bom, assim como a promessa do Senhor afirmara: Terra que mana leite e mel. Não precisamos nem relatar que ambos conseguiram entrar na terra. O medo não fez com que Josué e Calabe parassem.
Precisamos ter bastante cuidado com a nossa visão e principalmente com as nossas limitações, por medo o povo de Israel não entrou na terra prometida e talvez por medo você não consiga realizar os seus sonhos.
Precisamos como sempre, olhar para o maior líder existente, Jesus Cristo, imagine se o mesmo tivesse se limitado ao medo? Mesmo com medo, Jesus não se limitou à crucificação, ele seguiu em frente e morreu para nos salvar.

“E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”. (Mateus 26:9)

Que possamos seguir o exemplo de Jesus e não permitir que o medo nos limite e nos impeça de alcançar aquilo que tanto sonhamos.


Trecho do Livro: Um Líder Recrutado por Deus de Mônica Bastos

Postagens mais visitadas