23 de maio de 2013

Felicidade


Felicidade é a real sensação de satisfação plena. Muitas pessoas passam grande  parte da vida em  busca  desta  satisfação,  trabalham a fim de alcançá-la,  mas  muitas  delas simplesmente não a alcançam, sabe por quê? Por não saber exatamente o significado de satisfação plena.
Fazendo uma breve análise da sua vida, o que hoje você precisaria para ser feliz? Você está satisfeito com o que possui? Você está satisfeito com a forma como vem conduzindo a sua vida? Qual é o seu maior problema? Quem ou o que te impedem de alcançar aquilo que tanto almeja?
Não o conheço, mas posso afirmar que sei algumas de suas respostas. Por exemplo, sei que existe uma pequena lista de coisas que lhe faltam para ser feliz, sei também que não está muito satisfeito com o que tem. Como sei disso? Se tivesse totalmente satisfeito com aquilo que possui, não existiria uma lista, não é mesmo? Não, você não está satisfeito com a forma como vem conduzindo a sua vida, visto não sobrar-lhe tempo para fazer algumas coisas que realmente o preenchem. Talvez compreenda que viajar com a família é totalmente desnecessário, visto que vocês passam o ano todo juntos. Mas antes de prosseguir, será que você passa o ano inteiro com a sua família mesmo? Será que sabe o que seu filho está fazendo na escola? Que ele venceu as olimpíadas de matemática e também aquele jogo que você não pôde participar porque estava muito ocupado trabalhando? Hum, será que você sabe que hoje ele acordou triste porque ontem você não compareceu a reunião de pais e mestres e que ele nem conseguiu exibir o seu papai ou mamãe de quem ele tanto se gaba? Mas tudo bem eles entendem, não é mesmo? Todo mundo entende a sua falta de tempo, afinal de contas é por um motivo muito justo, você está trabalhando em prol do seu futuro e do futuro da sua família. Daquela família que você encontra todas as noites, mas que infelizmente não conhece.
Sabe qual é o nome de seu problema? Tempo. Você não tem tempo para olhar à sua volta e apreciar tudo que Deus tem lhe proporcionado. Você não tem tempo para namorar, aproveitar aqueles momentos deliciosos com o seu amor. Você não tem tempo para aproveitar a infância e adolescência de seus filhos. Você não tem tempo para sair e conversar com seus pais; natal, ano novo, aniversário ao lado deles? Nem pensar, você não tem tempo. Você não tem tempo para ligar para seus amigos e combinar para sair, jogar conversa fora, lembrar-se da época de juventude? Não dá, pois você não tem tempo. Você não tem tempo para ir a Igreja, agradecer a Deus pelas bênçãos proporcionadas. Você não consegue nem praticar seus Hobbies  você não tem tempo. Na verdade você não tem tempo de apreciar a vida e vivê-la. Está buscando uma felicidade que já possui e simplesmente não tem tempo para enxergar. 
A verdadeira felicidade não está no nosso futuro, mas sim no nosso presente. Ser feliz é simplesmente saber viver a vida de maneira a apreciar todos os momentos a nós proporcionados. Se isso não acontece, podemos chegar ao final de nossas vidas e descobrir que a verdadeira felicidade estava no nosso passado, nos momentos que perdemos com as pessoas que faziam parte da nossa vida. No nosso futuro, nossos filhos serão adultos, nossos pais serão idosos e nossos amigos não serão mais nossos amigos. Não teremos mais tempo e disposição para alcançar mais nada e sabe o que nos restará? A tristeza de olhar para traz e ver como ingenuamente jogamos a nossa felicidade fora. E que é o principal responsável por isso tudo? Você, unicamente você.
A verdadeira satisfação plena está em Deus, é viver cada momento da nossa vida como se fosse o último, porque de fato pode o ser, até porque não sabemos o dia escolhido por Deus para a nossa partida.
O que você pode fazer para resolver isso? Diga-me você.

Mônica Bastos

"Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."(João 1:3)