Pular para o conteúdo principal

A Liderança é nata



O Líder tem a capacidade de influenciar pessoas a segui-lo. Muitos estudiosos do conceito de liderança debatem a seguinte questão: A liderança é nata ou é desenvolvida? Por algum tempo fiquei em dúvida, porém ao estudar a bíblia, estou convicta de que a liderança é nata, porém requer de nós que a desenvolvemos.

 

Todos nós fomos criados para liderar. Deus na sua onipotência criou os céus e a terra, tudo muito lindo e perfeito. Sim, não há construção humana que se iguale a nada criado por Deus. Quando tudo estava pronto, entendera Deus que faltava algo.

 

 “E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para LAVRAR A TERRA. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2: 5-7).

 

Deus compreendera que havia perfeição na sua criação, porém era necessário que alguém cuidasse daquilo tudo, foi então que Deus decidiu na sua perfeita sabedoria criar um ser superior à sua criação, alguém que tivesse a capacidade de cuidar de tudo aquilo que ele havia criado. Então Deus criou o homem, com propósito específico, cuidar da sua obra. As palavras de Deus nos deixam claro o real motivo pelo qual o homem foi criado. Mas Deus não pensou em criar um ser qualquer, ou seja, Deus não criara um cavalo, com habilidades especiais. Deus decidiu criar um ser especial, alguém que fosse semelhante a ele.

 

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:26)

 

Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Sim, ao olharmos no espelho, não estamos olhando para qualquer coisa, mas para alguém que é semelhante a Deus. Ao buscamos no dicionário o significado da palavra semelhança, encontramos:

 

“Que tem semelhança com outrem ou outra coisa; que é da mesma espécie, qualidade, natureza ou forma; parecido, próximo, similar, quase igual: produtos semelhantes. Que tem a mesma aparência ou natureza; análogo, idêntico”.

 

Quando olhamos para alguém, ou para nós mesmos com desprezo e insatisfação, ou qualquer sentimento de inferioridade, estamos automaticamente desprezando a própria imagem de Deus. É importante ficarmos atentos a certos detalhes, pois com certeza atitudes como estas entristecem o coração de Deus. Não temos motivos para nos sentirmos inferiores, pois não somos.

 

Deus fez o homem dotado de habilidades, não há nenhum ser humano nesta terra que seja incapaz de realizar algo, isso está explícito na sua própria natureza, pois antes do homem, não havia entre aquela criação de Deus, ser dotado de capacidades para dominá-los. Nós somos capazes, Deus nos criou para liderar. 

 

Todos somos líderes, mesmo que de nós mesmos. Porém não significa que nascemos prontos, significa que temos capacidade. Isso implica é claro, disposição e coragem para seguirmos adiante trabalhando em prol de alcançar os nossos objetivos e principalmente desenvolver a nossa liderança. 

Comentários

  1. Que sejamos lideres,mas que possamos compreender que para ser lider,não é preciso passar por cima.Que para dar ordens,não é preciso aspereza.Que para ser um exemplo não é preciso ser contador de história.É preciso ser você mesmo!
    bj Monica!Quanto tempo eu não passava por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras amigo Victor. Muito bom te ver por aqui.Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a rivalidade vira obsessão

O filme ‘O Grande Truque’, recentemente prendeu a minha atenção. E isso não tem nada a ver com os protagonistas do filme, ou até mesmo, com os truques de ilusionismo apresentados.   A história se passa na Inglaterra do século XIX, uma época em que os truques de ilusionismos, atraiam multidões. O filme narra a história de Alfred e Robert, dois grandes mágicos que inicialmente trabalhavam em parceria, mas que em determinado momento se tornam rivais, em busca da supremacia no mundo do ilusionismo. O que começa como uma competição saudável logo se transforma em uma batalha intensa e obscura.   Um dos truques do Alfred faz sucesso, e para descobrir o segredo do rival, Robert usa de meios ardilosos e nada convencionais para acabar com o sucesso do oponente. A trama se desenrola com reviravoltas emocionantes, revelando o lado sombrio da obsessão pela perfeição e pela superação.   'O Grande Truque' nos ensina que competição e rivalidade são naturais, mas é importante lembrar que o adve

Escravos por opção

  A história do Brasil é marcada por um período sombrio em que os negros foram escravizados pelos brancos. Durante séculos, eles sonharam com a liberdade, até que finalmente chegou o dia da abolição da escravatura. No entanto, para muitos deles, a transição para a liberdade não foi fácil. Acostumados a uma vida de servidão, muitos negros não sabiam como lidar com a nova realidade de liberdade. Sabiam como ser escravos, mas não como ser livres. Foi necessário um processo de adaptação e aprendizado para entender e exercer plenamente sua liberdade. Muitos enfrentaram desafios e dificuldades nesse processo, pois a liberdade traz consigo novas responsabilidades e escolhas que antes não eram possíveis. Vivemos em um país onde a liberdade é um direito fundamental, porém muitos de nós ainda não compreendem verdadeiramente o significado dessa palavra. Assim como os negros do passado, que mesmo libertos ainda não se sentiam livres, muitos de nós hoje agimos como se fôssemos escravos, submetidos

A escritora gentiourense Mônica Bastos encanta os leitores com o romance "Antes que o Pó Volte à Terra"

É com imenso prazer que compartilho com vocês a notícia do lançamento de mais um livro da escritora baiana/gentiourense Mônica Bastos, o romance "Antes que o Pó Volte à Terra".  Como entusiasta das palavras, esta obra representa não apenas uma história, mas um mergulho profundo na complexidade das relações humanas e das escolhas que moldam nossos destinos. "Antes que o Pó Volte à Terra" é uma jornada literária que se desenrola com camadas de emoção, personagens vibrantes e reviravoltas que desafiam as expectativas. É uma celebração da vida, do amor e da resiliência diante das adversidades. A trama transcende o tempo, misturando passado e presente de maneira envolvente. Personagens ganham vida nas páginas, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa.  Sem dúvidas, é uma história que despertará sentimentos profundos e reflexões sobre a essência da existência.   Mensagem da Autora:   Escrever “Antes que o Pó Volte à Terra” foi mais do que simplesmente escrever um