O motivo pelo qual a mulher foi criada

Outro dia estudando a bíblia fui buscar entender o verdadeiro motivo pelo qual a mulher havia por Deus sido criada e fiquei muito feliz com tudo aquilo que a palavra de Deus me revelara.

“E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:5-7)

" E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:5-7)

Quando Deus criou a terra compreendera que era necessário alguém para cuidar de toda à sua criação, alguém que pudesse dominar sobre a terra e sobre os animais. Deus criou o homem, na sua perfeita sabedoria criara um ser superior a tudo que havia criado; um ser com capacidade para administrar a terra e tudo que nela havia. Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, viu que estava bom, porém como é onisciente percebeu que não era bom que o homem ficasse só.

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2:18)

E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. (Gênesis 2:22)

Então Deus criou a mulher. Analisando o contexto bíblico podemos afirmar que Deus criara a mulher para que a mesma fizesse companhia ao homem. Sim, tudo bem, Deus criara a mulher para que o homem não estivesse só, porém, este não foi o único motivo pelo qual a mulher foi criada. Deus disse: “far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.Deus não estava criando apenas uma companheira, mas também alguém que pudesse ajudá-lo, auxiliá-lo; não um ser qualquer, se o objetivo fosse apenas fazer companhia Deus poderia ter presenteado a Adão com um cachorro, sim, cachorro são ótimos companheiros. Se o objetivo de Deus fosse somente providenciar alguém que ajudasse Adão, poderia ter lhe presenteado com um burro de carga, mas não, Deus disse: “far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Ou seja, Deus estava presenteando Adão não com uma companheira ou ajudadora qualquer, mas com alguém idôneo, ou seja, alguém apto, capaz e adequado.
Quando Deus criou a mulher, ele criou um ser também dotado de habilidades, e capacidades, alguém que como Adão também fosse semelhante a ele. Mas não para por aí, as mulheres foram criadas para um propósito maior.

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; ( 1 João 4:16)

A palavra de Deus nos ensina que Deus é amor e que tudo que ele faz por nós é por amor. Quando Deus criou o homem, ele não criara uma máquina para administrar à sua criação. Deus criara alguém à sua imagem e semelhança. Alguém que pudesse desenvolver alguns de seus maiores atributos o AMOR.
Como que o homem poderia aprender a amar? O homem estava numa posição superior a dos animais e numa posição inferior a de Deus. O homem era SENHOR dos animais e SERVO de Deus. É quase impossível nós seres humanos amar com a mesma intensidade uma espécie diferente. Amamos os animais, mas por maior que seja esse amor, nunca alcançará a mesma proporção com que amarmos outro ser humano. Existe um limite para este tipo de amor. E Deus? Deus é divino, e visto por Adão como alguém muito superior, com certeza Adão desenvolveria vários sentimentos por Deus, mas será que de fato ele conseguiria em algum momento amá-lo?
Deus criara um ser igual ao homem, apto, capaz, adequado, alguém à sua altura, alguém que ele pudesse tratar de igual para igual. Alguém que juntos pudessem aprender gradativamente o que é o amor.
A mulher foi criada, para que o homem tivesse a oportunidade de conhecer o amor. Deus poderia ter criado a mulher da mesma forma que criou o homem, no entanto Deus decide criar a mulher de um pedaço do homem. Sim, você sabe o que é arrancar um pedaço do seu corpo? Agora Adão é presenteado por Deus com uma criatura semelhante a ele, para que pudesse fazer-lhe companhia, ajudá-lo e automaticamente completá-lo. Sim, o pedaço que faltava no corpo de Adão agora se completava com Eva. A mulher foi criada para completar o homem e automaticamente apresentá-lo o amor. Adão amava a Eva e principalmente a Deus por ter lhe dado tão grande preciosidade. Adão ama a carne de sua carne.
E Eva como poderia conhecer na mesma proporção este amor? A partir do momento em que Eva dá a luz, ela tem a oportunidade de entender na mesma proporção o amor de Adão. Filhos com certeza são carne da nossa carne. Eva ama seus filhos, carne da sua carne, ama a Adão que lhe presenteou com tal preciosidade e automaticamente ama a Deus o responsável por tudo isso.
A mulher foi criada para apresentar o homem este sentimento tão divino: O amor. O objetivo disso tudo? Fazer com que todos possam mutuamente se amar e juntos amarem a Deus. Compreendendo numa dimensão menor, como funciona o amor de Deus nas nossas vidas.



Mônica Bastos

Postagens mais visitadas