12 de novembro de 2013

A Liderança é nata

O Líder tem a capacidade de influenciar pessoas a segui-lo. Muitos estudiosos  do conceito de liderança debatem a seguinte questão: A liderança é nata ou é desenvolvida? Por algum tempo fiquei em dúvida, porém ao estudar a bíblia, estou convicta de que a liderança é nata, porém requer de nós que a desenvolvemos.
Todos nós fomos criados para liderar. Deus na sua onipotência criou os céus e a terra, tudo muito lindo e perfeito. Sim, não há construção humana que se iguale a nada criado por Deus. Quando tudo estava pronto, entendera Deus que faltava algo.

 “E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para LAVRAR A TERRA. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2: 5-7).

Deus compreendera que havia perfeição na sua criação, porém era necessário que alguém cuidasse daquilo tudo, foi então que Deus decidiu na sua perfeita sabedoria criar um ser superior à sua criação, alguém que tivesse a capacidade de cuidar de tudo aquilo que ele havia criado. Então Deus criou o homem, com propósito específico, cuidar da sua obra. As palavras de Deus nos deixam claro o real motivo pelo qual o homem foi criado. Mas Deus não pensou em criar um ser qualquer, ou seja, Deus não criara um cavalo, com habilidades especiais. Deus decidiu criar um ser especial, alguém que fosse semelhante a ele.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:26)

Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Sim, ao olharmos no espelho, não estamos olhando para qualquer coisa, mas para alguém que é semelhante a Deus. Ao buscamos no dicionário o significado da palavra semelhança, encontramos:

Que tem semelhança com outrem ou outra coisa; que é da mesma espécie, qualidade, natureza ou forma; parecido, próximo, similar, quase igual: produtos semelhantes. Que tem a mesma aparência ou natureza; análogo, idêntico.

Quando olhamos para alguém, ou para nós mesmos com desprezo e insatisfação, ou qualquer sentimento de inferioridade, estamos automaticamente desprezando a própria imagem de Deus. É importante ficarmos atentos a certos detalhes, pois com certeza atitudes como estas entristecem o coração de Deus. Não temos motivos para nos sentirmos inferiores, não o somos.
Deus fez o homem dotado de habilidades, não há nenhum ser humano nesta terra que seja incapaz de realizar algo, isso está explícito na sua própria natureza, pois antes do homem, não havia entre aquela criação de Deus, ser dotado de capacidades para dominá-los. Nós somos capazes, Deus nos criou para liderar. Todos somos líderes, mesmo que de nós mesmos. Porém não significa que nascemos prontos, significa que temos capacidade. Isso implica é claro, disposição e coragem para seguirmos adiante trabalhando em prol de alcançar os nossos objetivos e principalmente desenvolver a nossa liderança. Todos nascemos capacitados para nos tornar grandes líderes, mas infelizmente alguns optam pela posição de liderado.


Sinônimo da palavra dominar:
Comandar, coordenar,domar,governar,imperar,influenciar,reger...

Mônica Bastos