31 de maio de 2015

Livro: Uma lição de amor


Uma lição de amor, narra à história de dois irmãos gêmeos que se apaixonam pela mesma mulher.  Ana Luísa, uma jovem interiorana que se muda para o Rio de janeiro com o objetivo de cursar Serviço Social em uma determinada faculdade, precisa aprender a lidar com a rotina de uma cidade grande. Tudo fica mais fácil quando conhece Otávio, um estudante do curso de Direito, que a ajuda nesse seu processo difícil, porém necessário. Otávio apresenta Ana para o seu irmão gêmeo Eduardo, um estudante de medicina. A amizade dos três é selada.
Romântico, sensível e comovente, Uma lição de amor é uma obra emocionante de Elysanna Louzada, sobre a descoberta do real significado do amor. Mais do que um bonito romance, ele reúne à leveza do amor juvenil, com os medos, a insegurança, as comparações, os anseios de uma juventude sonhadora e a consciência de que todo o tempo nós somos obrigados a fazer escolhas e essas escolhas determinam exatamente o rumo das nossas vidas.
Ana Luísa é uma jovem bonita e inteligente. Seus princípios morais são perceptíveis através do comportamento, decisões e atitudes. Traz dentro do coração, um amor gracioso pelos pais e principalmente pela avó. Suas conquistas diárias atiçam a sua memória, levando-a sempre ao seu passado, dando grande demonstração de carinho e gratidão pela família que não mais pertencia a este mundo, mas que havia realizado um excelente trabalho na sua formação como ser humano. O seu desejo, era que eles tivessem vivos para apreciarem toda a sua evolução.
Ana vem de uma realidade totalmente diferente, da realidade vivida pelos irmãos Otávio e Eduardo; ambos pertenciam à alta sociedade carioca. Mas a diferença social, não foi empecilho para que os três se tornassem grandes amigos e que juntos vivessem grandes experiências. Mas chega um determinado momento que a amizade dos três é ameaçada pela paixão que os envolve.
Eduardo e Otávio eram iguais apenas fisicamente. Otávio era “bom moço” e Eduardo a “ovelha negra.” No entanto, ambos sofriam desde cedo com as comparações às quais eram sempre submetidos. Eduardo tentando se livrar da ideia de que Otávio era o melhor. Otávio tentando se livrar da ideia de que todos preferiam o Eduardo. No fundo, os dois havia se tornado grandes homens, com defeitos e qualidades, assim como todo ser humano.
Ana, ao longo da amizade conseguiu enxergar o verdadeiro Eduardo, que sempre se escondeu atrás da imagem de garoto mau. Na verdade Eduardo era romântico, sensível e de grande coração, havia terminado a faculdade de medicina, e realiza o seu grande sonho: Entra para o “Médicos Sem Fronteiras”. E logo sai do país, deixando Ana emocionalmente balançada. Um ano inteiro sem dar notícias, Eduardo volta. O garanhão assume para Ana que o seu coração foi fisgado por ela.
Ana é receptiva ao amor de Eduardo, mas tem grande preocupação com Otávio, pois sabia que ele também a amava. Contudo, é discreta no seu relacionamento com Eduardo, com o intuito de preservar Otávio, já que o amava como amigo.
O amor de Eduardo e Ana é real e ambos decidem então ficar juntos; uma decisão que afeta diretamente a relação entre os irmãos. Uma série de acontecimentos contribui para que os dois se separem de maneira dolorosa.
Ana está com câncer e é submetida a um transplante de medula, e logo após o transplante, descobre que Otávio foi o doador. Em seguida, Eduardo a pede em casamento e Ana em consideração a Otávio pede um tempo para Eduardo, que não compreende e desiste do amor de Ana.
Depois de vencer o câncer, a noticia do casamento de Eduardo, a adoção da Laura (menina com câncer que Ana conhece no hospital), casamento com Otávio, morte da Laura, faculdade de medicina... Muitos anos se passam e Ana inesperadamente está frente a frente com Eduardo. E agora? Como lidar com toda essa situação? Qual será a atitude de Ana, uma mulher casada, cheia de princípios e que carrega consigo um passado mal resolvido com Eduardo?
Leia Uma lição de amor e descubra o final surpreendente dessa história.


Mônica Bastos