A vida é cíclica

A vida é cíclica, quem hoje é aplaudido amanhã poderá ser vaiado, quem hoje é humilhado amanhã poderá ser exaltado. (Augusto Cury).
Verdadeiramente a vida é cíclica. O ser humano nasce, cresce, e às vezes se une a uma pessoa, outras vezes se separa, às vezes adoece, inevitavelmente morre ou transforma-se, alterando drasticamente a vida daqueles que, de alguma forma, estão interligados a ele. A pesar da vida se renovar de forma constante, nem sempre, o ser humano está preparado para tal renovação, principalmente quando essas modificações ocorrem abruptamente.
Essas situações inevitáveis e que na maioria das vezes está fora do nosso controle, trazem consigo insegurança, fazendo-nos esquecer de que nós temos o poder de estabelecer uma nova rota para nossa vida. Apesar de algumas mudanças causarem forte impacto em nosso cotidiano, podemos caminhar em uma nova direção, desde que venhamos entender que alguns ciclos se encerram e dá início a uma nova etapa; faz parte do desenvolvimento humano. Sobreviver a elas, não é impossível, mas exigem de nós, mudanças de atitudes. E isso não quer dizer motivação, apesar da motivação ser algo essencial para a vida; é perda de tempo despertá-la em um momento que a ação é a única recomendação. Quando estamos diante de um temporal, é a ação que nos ajudará a livrar dele, e não apenas o pensamento positivo.
O novo remete medo, é compreensível, o cotidiano antigo é tão conhecido e tão mais confortável, e mesmo que seja incômodo, ele transmite segurança ou, pelo menos, uma falsa sensação de segurança. Iniciar uma nova etapa é bem mais que desenhar novos caminhos, mas dar significado a este. Para fazer o novo é preciso idealizar e concretizar. É preciso estabelecer novas metas, fixar estratégias criativas e efetivas para atingi-las. É necessário compreendermos que nada nesta vida é estático, e o criador nos dá diariamente a oportunidade de enxergar novos caminhos e possibilidades. No entanto, precisamos nos libertar do passado e olhar para o futuro. Existe uma vasta terra de oportunidades, mas só as pessoas mais atentas e dinâmicas conseguirão vislumbrá-las.
Cada novo ciclo traz consigo uma lição, um aprendizado, uma oportunidade de amadurecimento e evolução do ser humano. A grande sacada é construir um novo a partir das coisas já existentes. É construir aos poucos, é semear e cuidar das sementes.

Mônica Bastos

Postagens mais visitadas