O ambiente de trabalho e as relações interpessoais

Inúmeras vezes durante a nossa vida profissional lamentamos as dificuldades enfrentadas em nosso ambiente de trabalho. Quem em algum momento não pensou em desistir?
Se neste momento lhe perguntassem: Qual a maior dificuldade enfrentada em seu ambiente de trabalho? Não sou vidente, mas minhas experiências profissionais me dizem que sua resposta está relacionada a alguém, ou seja, a um colega de trabalho, aos seus subordinados ou até mesmo ao seu líder. Não é difícil chegar a esta conclusão, já que trabalhamos com seres humanos e todos muito diferentes de nós. Por conta dessas diferenças, é que precisamos investir nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.
O que são essas relações interpessoais? Quando falamos de relações interpessoais, estamos nos referindo ao relacionamento entre duas ou mais pessoas.
Relacionar-se não é algo muito fácil, requer de nós um esforço muito grande, e isso inclui aceitação, respeito mútuo e principalmente a capacidade de muitas vezes se colocar no lugar do outro.
Por mais difícil que seja nos relacionarmos com outras pessoas, temos que nos esforçar, pois o nosso sucesso depende disso.
Três dicas para relacionar-se bem:

1.Relacione consigo mesmo;

Como me relacionar com o outro se não consigo relacionar-me comigo mesmo? Aprender a relacionar-se consigo mesmo é ir em busca do autoconhecimento. 
Quando conhecemos a nós mesmos, aprendemos a nos amar e possivelmente a amar o próximo. Aprendemos a identificar aquilo que nos agrada e passamos a viver em busca daquilo que nos traz alegria. E quando valorizamos a nossa busca e temos certeza do que verdadeiramente queremos, conseguimos viver em paz. E quando alcançamos paz, conseguimos manter o nosso ânimo e coragem para prosseguir. Tornamo-nos pessoas mais compreensivas e generosas, pessoas boas que se importam com o outro. Aprendemos a ter fé e acreditar que vale à pena investir em outro ser humano. Aprendemos a controlar as nossas emoções dominando-as e assim tornamo-nos pessoas equilibradas, que verdadeiramente moderam as nossas atitudes.

2. Valorize o trabalho em equipe;

Trabalhar em equipe é fazer com que um grupo de pessoas, realize determinadas tarefas, em prol de alcançar um único objetivo, tendo a consciência de que para que o mesmo seja alcançado é necessário que haja sinergia entre o grupo e que todos dependam uns dos outros.
Nós seres humanos somos dotados de inteligência e sabemos que neste mundo sempre iremos precisar de outras pessoas para nos ajudar em determinados assuntos e no ambiente de trabalho não é diferente, por isso é necessário compreendermos a importância do trabalho em equipe e principalmente valorizá-lo, pois quando bem feito enaltece a empresa, o seu líder e principalmente os membros da equipe. 
Ao valorizarmos o trabalho em equipe aprendemos a dar importância as pessoas que nos cercam e a nos relacionarmos bem com cada uma delas.
Segundo Michael Jordan: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”. Se quisermos ganhar campeonatos precisamos compreender que não conseguiremos fazer isso sozinho.

3. Perdoe sempre;

Estamos todo o tempo suscetível a ouvir coisas desagradáveis e quando isso acontece acabamos nos magoando. Para que isso não interfira nas nossas relações e consequentemente no nosso trabalho é preciso perdoar. Perdoar significa absolver, renunciar a punir, é ter a capacidade de independente do mal que nos fizeram simplesmente compreender que não devemos retribuir com a mesma moeda, precisamos ser superiores.
Liberar perdão não é algo muito fácil de ser feito, principalmente quando somos acusados, feridos, ofendidos, caluniados, traídos ou magoados, mas é algo que deve fazer parte do nosso Eu. Por quê? Porque nós seres humanos precisamos compreender que somos falhos e que estamos todo o tempo sujeito a errar.
Como dissemos anteriormente, as pessoas são diferentes umas das outras, agem e reagem de maneiras diferentes a cada situação. Sendo assim o mais indicado é aceitar o outro exatamente como ele é, com todas as suas qualidades e defeitos.

Mônica Bastos

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