Pular para o conteúdo principal

Amizade



Amizade, que palavra bonita, mas qual o seu real significado? Acredito que pra cada relação há um significado diferente. Às vezes, penso que é como degustar certo alimento; não entendeu né? Deixe-me explicar. Suponhamos que todos nós comemos carne. Você não consegue transmitir para a outra pessoa que gosto tem a carne, pode até descrever, mas na verdade a outra pessoa só vai saber se comer também, verdade? Não, pois as pessoas têm paladares diferentes e cada um sente um gosto ou até mesmo uma sensação diferente mesmo que degustem o mesmo alimento. 


Assim é este sentimento chamado amizade, cada um sente e compreende à sua maneira. Quem de fato pode descrevê-lo? Quando podemos identificar nossos verdadeiros amigos?

 

Quando somos confrontados a descrever sentimentos de amizade logo nos deparamos com as palavras mais belas possíveis; amor, compaixão, lealdade, sinceridade, misericórdia, cumplicidade, pontualidade, paciência. Se pararmos para pensar, compreendemos que na verdade tudo isto é amizade, mas demoramos a perceber o significado verdadeiro de cada palavra. 


A amizade é um conceito complexo, mas somos ensinados a acreditar em ideias que nem sempre refletem sua verdadeira essência. Costumamos pensar que um amigo fiel é aquele que nos elogia o tempo todo, mesmo quando não merecemos, que nunca nos critica, que entra em brigas por nossa causa, que coloca nossos interesses acima dos seus, que se esquece de seus próprios problemas para se compadecer dos nossos, que apoia nossas loucuras e até mente para não nos magoar. Parece perfeito, não é? No entanto, essa visão idealizada talvez seja mais próxima de um "puxa-saco".


Na realidade, um amigo verdadeiro é aquele que nos diz o que precisamos ouvir, mesmo que não seja o que queremos, que nos elogia, mas também nos critica de forma construtiva quando necessário. É aquele que não briga por nossa causa, mas busca ser mediador em conflitos. Ele tem personalidade própria e não abre mão de seus interesses, pois sabe que ceder demais pode nos prejudicar. Um amigo fiel é aquele que consegue cuidar de seus próprios problemas e ainda assim encontrar tempo para nos orientar e, quando possível, nos impedir de cometer loucuras.


Ele fala a verdade, mesmo que seja dolorosa, pois valoriza a sinceridade. Um verdadeiro amigo sabe equilibrar seu tempo e está sempre pronto para nos ajudar, não apenas a atender nossos chamados, mas a estar ao nosso lado quando mais precisamos. 


Essa é a melhor maneira de identificar os verdadeiros amigos.

“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” (Provérbios 18:24)





Comentários

  1. Aamizade é um tesouro que tem que ser valorizado todos os dias em nossas vidas pra sempre disso sempre tenho colocado em pratica essa lição, ha se tiver tempo passa la nos meus blogs eu ja to seguindo vc monica

    acesse
    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga, concordo muito com vc. A amizade é muito importante para as nossas vidas, cada um à entende de uma forma especial e diferente, mais sem ela, imaginamos que seria impossível de viver.
    Parabéns mais uma vez pelas lindas palavras.Grande beijo e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Passar por momentos difíceis nos faz descobrir os verdadeiros amigos. Amei o seu cantinho Mônica, adoro posts que nos levam a refletir e tentar melhorar o nosso interior, vou gostar muito de passear por aqui. bjnhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...

A Era dos “sem-noção”

  “Indivíduo sem senso médio de convivência social”, de acordo com o dicionário, é um dos significados da palavra “sem-noção”, e sem dúvidas, o referido significado reforça a ideia de que estamos em plena Era dos “sem-noção”. Não é segredo para ninguém que as relações humanas, nas mais diversificadas esferas, estão cada vez mais complicadas e, por isso, muitos preferem a companhia dos animais. Relações harmoniosas carecem, dentre outras coisas, de bom senso. Infelizmente, a nossa sociedade está cada vez mais invasiva. Alguns têm se comportado como se desconhecesse o significado da palavra respeito. A vida e intimidade das pessoas têm sido tratadas como se fosse de domínio público, e com a evolução tecnológica, isso se agravou consideravelmente; as redes sociais são utilizadas imoderadamente. Atualmente, devido aos conflitos de opiniões, verifica-se uma enxurrada de linchamentos virtuais, muitos deles por motivos banais; a pessoa nem precisa estar envolvida em alguma polêm...