Pular para o conteúdo principal

O melhor dia de nossas vidas



Se neste exato momento pararmos e fizermos uma reflexão, será que saberíamos com precisão dizer qual o melhor dia de nossas vidas? 

 

Refletindo sobre essa questão, percebo que identificar com precisão o melhor dia de nossas vidas é um desafio. Para isso, seria necessário entender claramente o que define um dia como o melhor. Lembro-me de uma frase que ouvi há muitos anos: "Hoje é o melhor dia de nossas vidas, já que ontem já passou e o amanhã ainda não existe". Essa frase, que eu costumava escrever em meus cadernos escolares durante a adolescência, sempre me pareceu bela, mesmo que na época eu não compreendesse completamente seu significado profundo.

 

Nós seres humanos temos uma tendência natural a viver no passado, relembrando momentos de alegria, tristeza ou arrependimento. Rimos ao recordar uma noite inesquecível, choramos ao perceber que ela terminou e nos irritamos ao pensar que não a aproveitamos ao máximo. Essa diversidade de sentimentos surge simplesmente ao lembrarmos de algo que aconteceu horas, dias, semanas, meses ou até anos atrás. 


Da mesma forma, também temos a tendência a viver no futuro, fazendo planos, desenvolvendo projetos e até mesmo nos transportando mentalmente para anos à frente, vivendo uma vida que talvez nunca nos pertença. Sofremos porque o passado já passou e sofremos porque o futuro ainda não chegou, contudo, nos esquecemos de um momento crucial: o presente, o agora. Quando isso acontece, deixamos de viver o melhor dia de nossas vidas, que é o hoje.

 

O presente é o melhor dia de nossas vidas, pois nos oferece a oportunidade de refletir sobre o passado não para lamentar ou nos irritar, mas sim para analisar o que fizemos de bom e continuar nesse caminho, assim como identificar nossos erros para não os repetir.

 

Não devemos chorar pelo leite derramado, pois, mesmo que lamentemos, não podemos recuperá-lo. No entanto, essa experiência nos ensina a ter mais cuidado no futuro. Que o passado nos sirva de aprendizado para construirmos um futuro mais sólido e consciente.

 

Hoje continua sendo o melhor dia de nossas vidas, pois nele temos a oportunidade não apenas de viver, mas de construir o futuro. As decisões que tomamos no presente moldam o que virá depois; tudo o que fazemos hoje terá repercussões no amanhã, seja para o bem ou para o mal. Hoje temos a chance de corrigir os erros do passado e construir um futuro melhor.

 

Aprendi que o melhor dia de nossas vidas é simplesmente aquele que estamos vivendo. Ele é único e jamais o viveremos novamente, mas tem total influência no amanhã. Assim, podemos afirmar: "Hoje é o melhor dia de nossas vidas, já que ontem já passou e o amanhã ainda não existe".



Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:34)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...

Cara x Cara

Outro dia assisti à série Cara x Cara, disponível na Netflix. A série conta a história de Miles, um marqueteiro que um dia foi bem-sucedido, mas que agora se sente cansado, derrotado e insatisfeito com sua invisibilidade na sociedade. Certo dia, um colega de trabalho indica para ele um SPA misterioso que oferece um tratamento que garante dar um up na sua autoestima, transformando-o na melhor versão de si mesmo. Ele investe no tratamento, porém, ao invés de sair do SPA se sentindo bem, sai de lá com um clone de si mesmo. A série mistura comédia, drama, suspense e ficção-científica e, diante do seu desenrolar, um episódio me chamou a atenção. Quando Kate, a esposa de Miles, descobre a existência do clone, na esperança de reavivar e salvar o seu casamento, ela decide passar a noite com ele. No entanto, não se sente confortável, mesmo estando diante da “melhor” versão do seu esposo. É que ela chegou à conclusão de que, embora o clone tenha todas as lembranças do seu casamento e sinta como ...