Pular para o conteúdo principal

Um Líder Recrutado Por Deus



O Líder é o individuo capaz de influenciar pessoas a segui-lo. Há algum tempo vem sendo debatida por muitos estudiosos do conceito de liderança a seguinte questão: A liderança é nata ou é desenvolvida? 

Não podemos responder esta pergunta com precisão, o que podemos afirmar é que algumas pessoas desde a infância através de suas características apresentam predisposição para liderança. Mas em relação a Deus estas características pouco influenciam nas suas escolhas, seus líderes são escolhidos de formas diversificadas, não impondo regras em relação à idade, sexo, qualificação ou até mesmo experiência na área. 

Acreditamos que o líder quando recrutado por Deus precisa unicamente de duas características: A primeira delas é acreditar nele e nos seus projetos para o seu reino e a segunda é disposição para obedecê-lo. E aí poderíamos interrogar: Essas duas características são suficientes para se tornar um líder? A resposta é não. Essas características nos tornam aptos para sermos selecionados, daí por diante é com Deus. Ele desenvolverá em nós características necessárias em um líder, nos treinando e nos qualificando para o cargo. Lembrando que o tratamento de cada líder é individual, Deus treina um a um de maneiras diferentes.

É interessante analisarmos como nós seres humanos somos diferentes de Deus em relação às nossas escolhas. Quando uma empresa necessita de um ou mais funcionários, na maioria das vezes aciona o departamento de pessoal ou contratam especialistas em Consultoria de RH para fazer o recrutamento e seleção de pessoal. Como a competitividade entre as empresas é bastante acirrada, o objetivo deste recrutamento é captar pessoas qualificadas que estejam aptas para o perfeito desempenho das tarefas. 

O processo de recrutamento geralmente é feito através de análise de currículos, entrevistas e algumas outras ferramentas de coleta de informações que asseguram a equipe de seleção fazerem as escolhas corretas. Muitas pessoas qualificadas e talentosas são descartadas, por muitas vezes em um processo de recrutamento não terem a oportunidade de mostrar suas habilidades e ou porque em algum momento a vaga foi preenchida por indicação.

Deus não é empresário, mas é dono, administrador e rei desta terra e como tal é bastante exigente, ele mesmo é quem faz o recrutamento e seleção dos seus servos de forma única e especial. 

Para o bom funcionamento do seu reino, Deus recruta servos para os mais diversificados serviços. O reino de Deus é organizado, mesmo sendo perfeito e tendo poder para fazer tudo sozinho, Deus é generoso e recruta líderes para o ajudarem nas tarefas do reino.

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça;” (João 15:16)

Ser Recrutado por Deus é um privilégio.




Comentários

  1. Liderança é algo que nasce mesmo com a gente.Existem pessoas que já tem esse segmento no modo de pensar.Mas concerteza uma liderança passa a ser verdadeira a partir do momento que enxergamos as pessoas,o potencial de cada um,e principalmente quando estamos banhados de amor e junto a Deus!!!
    abraço monica!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...

Cara x Cara

Outro dia assisti à série Cara x Cara, disponível na Netflix. A série conta a história de Miles, um marqueteiro que um dia foi bem-sucedido, mas que agora se sente cansado, derrotado e insatisfeito com sua invisibilidade na sociedade. Certo dia, um colega de trabalho indica para ele um SPA misterioso que oferece um tratamento que garante dar um up na sua autoestima, transformando-o na melhor versão de si mesmo. Ele investe no tratamento, porém, ao invés de sair do SPA se sentindo bem, sai de lá com um clone de si mesmo. A série mistura comédia, drama, suspense e ficção-científica e, diante do seu desenrolar, um episódio me chamou a atenção. Quando Kate, a esposa de Miles, descobre a existência do clone, na esperança de reavivar e salvar o seu casamento, ela decide passar a noite com ele. No entanto, não se sente confortável, mesmo estando diante da “melhor” versão do seu esposo. É que ela chegou à conclusão de que, embora o clone tenha todas as lembranças do seu casamento e sinta como ...