Pular para o conteúdo principal

A Liderança é nata



O Líder tem a capacidade de influenciar pessoas a segui-lo. Muitos estudiosos do conceito de liderança debatem a seguinte questão: A liderança é nata ou é desenvolvida? Por algum tempo fiquei em dúvida, porém ao estudar a bíblia, estou convicta de que a liderança é nata, porém requer de nós que a desenvolvemos.

 

Todos nós fomos criados para liderar. Deus na sua onipotência criou os céus e a terra, tudo muito lindo e perfeito. Sim, não há construção humana que se iguale a nada criado por Deus. Quando tudo estava pronto, entendera Deus que faltava algo.

 

 “E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para LAVRAR A TERRA. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2: 5-7).

 

Deus compreendera que havia perfeição na sua criação, porém era necessário que alguém cuidasse daquilo tudo, foi então que Deus decidiu na sua perfeita sabedoria criar um ser superior à sua criação, alguém que tivesse a capacidade de cuidar de tudo aquilo que ele havia criado. Então Deus criou o homem, com propósito específico, cuidar da sua obra. As palavras de Deus nos deixam claro o real motivo pelo qual o homem foi criado. Mas Deus não pensou em criar um ser qualquer, ou seja, Deus não criara um cavalo, com habilidades especiais. Deus decidiu criar um ser especial, alguém que fosse semelhante a ele.

 

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:26)

 

Deus fez o homem à sua imagem e semelhança. Sim, ao olharmos no espelho, não estamos olhando para qualquer coisa, mas para alguém que é semelhante a Deus. Ao buscamos no dicionário o significado da palavra semelhança, encontramos:

 

“Que tem semelhança com outrem ou outra coisa; que é da mesma espécie, qualidade, natureza ou forma; parecido, próximo, similar, quase igual: produtos semelhantes. Que tem a mesma aparência ou natureza; análogo, idêntico”.

 

Quando olhamos para alguém, ou para nós mesmos com desprezo e insatisfação, ou qualquer sentimento de inferioridade, estamos automaticamente desprezando a própria imagem de Deus. É importante ficarmos atentos a certos detalhes, pois com certeza atitudes como estas entristecem o coração de Deus. Não temos motivos para nos sentirmos inferiores, pois não somos.

 

Deus fez o homem dotado de habilidades, não há nenhum ser humano nesta terra que seja incapaz de realizar algo, isso está explícito na sua própria natureza, pois antes do homem, não havia entre aquela criação de Deus, ser dotado de capacidades para dominá-los. Nós somos capazes, Deus nos criou para liderar. 

 

Todos somos líderes, mesmo que de nós mesmos. Porém não significa que nascemos prontos, significa que temos capacidade. Isso implica é claro, disposição e coragem para seguirmos adiante trabalhando em prol de alcançar os nossos objetivos e principalmente desenvolver a nossa liderança. 

Comentários

  1. Que sejamos lideres,mas que possamos compreender que para ser lider,não é preciso passar por cima.Que para dar ordens,não é preciso aspereza.Que para ser um exemplo não é preciso ser contador de história.É preciso ser você mesmo!
    bj Monica!Quanto tempo eu não passava por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras amigo Victor. Muito bom te ver por aqui.Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...

A Era dos “sem-noção”

  “Indivíduo sem senso médio de convivência social”, de acordo com o dicionário, é um dos significados da palavra “sem-noção”, e sem dúvidas, o referido significado reforça a ideia de que estamos em plena Era dos “sem-noção”. Não é segredo para ninguém que as relações humanas, nas mais diversificadas esferas, estão cada vez mais complicadas e, por isso, muitos preferem a companhia dos animais. Relações harmoniosas carecem, dentre outras coisas, de bom senso. Infelizmente, a nossa sociedade está cada vez mais invasiva. Alguns têm se comportado como se desconhecesse o significado da palavra respeito. A vida e intimidade das pessoas têm sido tratadas como se fosse de domínio público, e com a evolução tecnológica, isso se agravou consideravelmente; as redes sociais são utilizadas imoderadamente. Atualmente, devido aos conflitos de opiniões, verifica-se uma enxurrada de linchamentos virtuais, muitos deles por motivos banais; a pessoa nem precisa estar envolvida em alguma polêm...