Pular para o conteúdo principal

Seis passos para o novo nascimento





Nós, seres humanos, formamos nossas próprias convicções com base nas experiências e aprendizados ao longo da vida. Quando temos uma opinião formada sobre algo, é difícil nos convencer do contrário. O que fazer então? Jesus nos orienta a nascer de novo. Mas por que nascer de novo? Nascer de novo é uma oportunidade dada por Cristo àqueles que desejam recomeçar de maneira diferente, é uma "segunda chance". Significa abrir-se para uma nova visão e estar disponível para conhecer e vivenciar tudo o que Deus tem para nós. Aqui estão os seis passos do processo do novo nascimento:

 

Útero - Lugar de preparação: É um local onde nos sentimos confortáveis e seguros, mas também estagnados. Por um tempo, podemos nos sentir confortáveis, mas à medida que crescemos, o espaço diminui. É um lugar temporário, de preparação. Neste lugar, somos confrontados com a “decisão” de permanecer ou sair para viver um novo tempo. Não é uma decisão fácil, pois sabemos que enfrentaremos o desconhecido. E o desconhecido sempre traz consigo o medo.

 

Cordão umbilical - Romper com o passado: Ao optarmos por nos dar uma chance de viver o novo, precisamos cortar o cordão umbilical. Ele é o elo entre nosso passado e futuro. Ao sair do conforto, enfrentamos um longo caminho à nossa frente e agora sentimos uma mistura de medo e esperança. É uma oportunidade de construir uma nova história, mas para isso, o elo precisa ser quebrado. Manter o cordão umbilical é viver no presente, focado no passado. Não haverá futuro se nosso foco estiver no passado. Não importa quais situações foram vivenciadas, boas ou ruins elas já não existem mais e ainda que quiséssemos revivê-las, seria impossível. Passado é algo que existe apenas em nossa mente; quando olhamos para ele, temos lembranças, quando olhamos para o futuro, temos esperança. É hora de cortar o cordão umbilical, romper com o passado e construir nosso futuro.

 

Nascer de novo - Nova chance: Este é o momento mais importante, após o corte do cordão umbilical. Agora que aceitamos viver o novo, precisamos fazê-lo da maneira correta. É o momento de nos colocarmos na condição de aprendizes. Se anteriormente seguimos caminhos que resultaram em arrependimento e não nos levaram a lugar algum, precisamos ficar atentos para não repetir padrões antigos que nos levariam aos mesmos lugares.

 

Colo - Dependência total: Ao nascer de novo, nos tornamos como bebês e todo bebê precisa de um adulto que lhe dê os devidos cuidados especiais. Esta é a fase mais difícil do novo nascimento, aprender a depender das outras pessoas. Se fomos soberbos, arrogantes e independentes antes, começamos nossa nova vida descobrindo que durante toda nossa trajetória precisaremos uns dos outros. A dependência nos ensina a ser humildes. Quando aprendemos a ser humildes, nossa visão muda e percebemos que nem todas as portas estavam trancadas, mas que só enxergávamos as inacessíveis. É hora de aprender a depender de outras pessoas para nos ajudar a passar por essas portas.Ninguém nasce grande; o crescimento é um processo gradativo e natural do ser humano.

 

Alimentação - Crescer ou morrer: Um bebê recém-nascido precisa de leite; se ingerir algo mais forte, pode até morrer, pois seu estômago não está preparado. Um adulto precisa de uma alimentação balanceada e forte. A alimentação faz parte do processo gradativo de crescimento humano. É importante colocar os pés no chão; sonhar faz bem, mas sonho é um alimento que não sustenta um adulto. O que sustenta um adulto é a realidade. O sonho é a sobremesa, o complemento da refeição, a parte mais gostosa, mas não se pode viver só de sobremesa.


Caminhar - Independência progressiva: Gradativamente, crescemos e aprendemos a ser cada vez mais independentes. Aprendemos observando, seguindo orientações dos mais experientes e praticando. É como o processo de um bebê aprendendo a sentar, engatinhar, falar e caminhar. Será que um bebê consegue fazer tudo isso sozinho? Claro que não. Não é um processo fácil, pois há muitas quedas. É difícil levantar-se e tentar novamente, mas para as crianças, sempre haverá alguém para ajudá-los a levantar. Quando crescemos, nem sempre teremos esse privilégio, ao cairmos, precisamos compreender que talvez não haja alguém para nos incentivar a prosseguir. Por isso, precisamos lembrar que não somos mais crianças e não podemos nos comportar como tal.

 

Nascer de novo nos dá a oportunidade de aprender a crescer e compreender todas as fases da vida. É uma oportunidade dada por Deus para recomeçarmos de maneira diferente e segura.

 

 

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...

Cara x Cara

Outro dia assisti à série Cara x Cara, disponível na Netflix. A série conta a história de Miles, um marqueteiro que um dia foi bem-sucedido, mas que agora se sente cansado, derrotado e insatisfeito com sua invisibilidade na sociedade. Certo dia, um colega de trabalho indica para ele um SPA misterioso que oferece um tratamento que garante dar um up na sua autoestima, transformando-o na melhor versão de si mesmo. Ele investe no tratamento, porém, ao invés de sair do SPA se sentindo bem, sai de lá com um clone de si mesmo. A série mistura comédia, drama, suspense e ficção-científica e, diante do seu desenrolar, um episódio me chamou a atenção. Quando Kate, a esposa de Miles, descobre a existência do clone, na esperança de reavivar e salvar o seu casamento, ela decide passar a noite com ele. No entanto, não se sente confortável, mesmo estando diante da “melhor” versão do seu esposo. É que ela chegou à conclusão de que, embora o clone tenha todas as lembranças do seu casamento e sinta como ...