Pular para o conteúdo principal

O livro Geração de Valor e as lições de um Silva que brilha


 

“ Era só mais um Silva que a estrela não brilha”...

 

Em meio às incertezas da vida, Flávio Augusto desafiou as estatísticas que o rotulavam como mais um Silva cuja estrela não brilharia. Ele se recusou a aceitar a ideia limitante de que quem nasce pobre está destinado a morrer na pobreza. Movido por um instinto empreendedor inabalável, Flávio decidiu romper com os padrões convencionais de sucesso impostos por uma sociedade que frequentemente exclui, e optou por criar seu próprio caminho baseado em seus valores, princípios e conceitos. É o que ele constantemente chama de: “Sair do fluxo da boiada e pensar fora da caixa”. O contexto desafia o empreendedor a avançar ou recuar. 

 

O livro Geração de Valor, de Flávio Augusto, é mais do que um manual de empreendedorismo; é um pacto sobre a geração de valores.  Não se trata dos valores convencionais impostos pela sociedade, que frequentemente nos limitam e destroem nossos sonhos, norteando as nossas decisões, transformando-nos em verdadeiros perdedores, mas sim dos valores gerados a partir de uma visão inovadora e empreendedora, que não abre espaço para entulhos, rejeitando fórmulas e regras pré-estabelecidas. Como diz Flávio: “não dá para construir um prédio em cima de entulhos”.

 

A obra traz um conjunto de ideias que subvertem os antigos conceitos de empreendedorismo, por combater veemente tudo aquilo que aprendemos anteriormente acerca do assunto, abrindo a nossa visão para um novo conceito que comprovadamente deu certo, ou seja, não há fórmulas mágicas para empreender. Somos protagonistas de nossas próprias histórias e responsáveis por nossas escolhas. “Nós somos responsáveis pelo que fazemos. Temos a chance de pegar o leme da nossa vida e assumir o controle.” 

 

O caminho do empreendedorismo, como Flávio destaca, é repleto de altos e baixos, erros e acertos, sucessos e fracassos. Mas é também uma jornada de aprendizado e crescimento, onde adquirimos know-how e experiências valiosas.

 

'Geração de Valor' não promete um mapa fácil para o sucesso, mas nos inspira a sonhar, mostrando-nos que a realização dos sonhos requer coragem para assumir riscos e muito trabalho para que as coisas se concretizem. O livro nos faz enxergar a realidade em que estamos inseridos e nos ensina que, mesmo com metas e dedicação, o fracasso pode ocorrer. No entanto, não podemos permitir que o medo do fracasso nos paralise. Devemos continuar inovando e fazendo a diferença.

 

Crescer e empreender não são tarefas simples, mas desafiadoras e desconfortáveis. Contudo, “sempre vai existir uma oportunidade para quem quer empreender e fazer acontecer.” 

 

Flávio nos lembra: “Se alguém disser que é fácil é mentira, mas se alguém disser que é impossível é porque já perdeu a fé e está morto ou porque é um sabotador de sonhos.” 

 

Aprendi que alcançar objetivos não é fácil. Sonhamos, planejamos, estabelecemos metas, mas muitas vezes esquecemos das dificuldades. Isso não é necessariamente ruim, pois pensar demais nas dificuldades pode nos levar a desistir antes mesmo de começar. No entanto, as dificuldades estão lá e sempre estarão. A diferença está em como lidamos com elas.

 

Temos duas opções: desistir e viver com arrependimentos ou seguir em frente e dar um novo significado às dificuldades. Que tal substituir 'dificuldade' por 'preparação'? Quando nos perguntarem se estamos enfrentando dificuldades, podemos responder com serenidade: 'Que nada, estou apenas sendo preparado.'

 

Recomendo 'Geração de Valor' para todos os que entendem que empreender não é apenas buscar lucro, sucesso ou fama, mas sim uma missão baseada em valores. Eu sou GV.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...

Cara x Cara

Outro dia assisti à série Cara x Cara, disponível na Netflix. A série conta a história de Miles, um marqueteiro que um dia foi bem-sucedido, mas que agora se sente cansado, derrotado e insatisfeito com sua invisibilidade na sociedade. Certo dia, um colega de trabalho indica para ele um SPA misterioso que oferece um tratamento que garante dar um up na sua autoestima, transformando-o na melhor versão de si mesmo. Ele investe no tratamento, porém, ao invés de sair do SPA se sentindo bem, sai de lá com um clone de si mesmo. A série mistura comédia, drama, suspense e ficção-científica e, diante do seu desenrolar, um episódio me chamou a atenção. Quando Kate, a esposa de Miles, descobre a existência do clone, na esperança de reavivar e salvar o seu casamento, ela decide passar a noite com ele. No entanto, não se sente confortável, mesmo estando diante da “melhor” versão do seu esposo. É que ela chegou à conclusão de que, embora o clone tenha todas as lembranças do seu casamento e sinta como ...