Pular para o conteúdo principal

Bota a cara no sol

 



Não é novidade para ninguém, que a pandemia provocada pelo Covid-19, mudou as nossas vidas. Por muito tempo desejamos voltar à vida normal, até finalmente entendermos que isso seria impossível.

A pandemia modificou a nossa realidade, principalmente no que diz respeito aos comportamentos, atitudes e hábitos. Inesperadamente, e para nossa proteção, fomos obrigados a fazer uso de máscaras. Mas enquanto a maioria da população mundial se acostumava a fazer uso de máscaras, alguns indivíduos já estavam bastante familiarizados com o “acessório”. Isso porque, enquanto uns usam máscaras para se proteger do Covid-19, outros as usam para esconder suas verdadeiras identidades.

Nos últimos anos, as redes sociais evoluíram consideravelmente. É de praxe acordarmos e dar aquela olhadinha no instagram, whatsapp, twitter, facebook etc. E devido a esta evolução, houve um aumento significativo de perfis falsos, gerando grandes prejuízos aos usuários, nas mais variadas áreas, ou seja, da financeira à emocional.

Além das ocorrências de golpes, com o intuito de retirar dinheiro, os perfis falsos são muito utilizados para difamar, insultar, propagar informações falsas e para o cometimento dos mais diversificados tipos de preconceito.

Por que as pessoas se escondem atrás de perfis falsos?

De acordo com alguns profissionais da psicologia, muitos são os motivos que levam alguém a se esconder atrás de um perfil falso, dentre eles, a possibilidade de ser outra pessoa, seja por medo de assumir quem é de verdade, ou pela liberdade de agir livremente sem a necessidade de lidar com possíveis julgamentos. Para estes profissionais, muitas das vezes, um perfil falso esconde uma baixa autoestima e/ou insegurança pessoal.

É certo que a lei brasileira tem evoluído bastante em relação a punição daqueles que cometem crimes através de perfis falsos, mas o fato é que isso está bem longe de acabar.  

Até lá, vamos seguindo nossas vidas, certos de que, alguns seres humanos sentem a necessidade de domínio, e não conseguirão fazer isso, senão escondidos atrás de uma máscara, visto que é bem cômodo, viver sua verdade, sem precisar mostrar a face. 

A verdade é que, botar a cara no sol, não é para qualquer um; essa façanha requer muita, mas muita coragem.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...

A Era dos “sem-noção”

  “Indivíduo sem senso médio de convivência social”, de acordo com o dicionário, é um dos significados da palavra “sem-noção”, e sem dúvidas, o referido significado reforça a ideia de que estamos em plena Era dos “sem-noção”. Não é segredo para ninguém que as relações humanas, nas mais diversificadas esferas, estão cada vez mais complicadas e, por isso, muitos preferem a companhia dos animais. Relações harmoniosas carecem, dentre outras coisas, de bom senso. Infelizmente, a nossa sociedade está cada vez mais invasiva. Alguns têm se comportado como se desconhecesse o significado da palavra respeito. A vida e intimidade das pessoas têm sido tratadas como se fosse de domínio público, e com a evolução tecnológica, isso se agravou consideravelmente; as redes sociais são utilizadas imoderadamente. Atualmente, devido aos conflitos de opiniões, verifica-se uma enxurrada de linchamentos virtuais, muitos deles por motivos banais; a pessoa nem precisa estar envolvida em alguma polêm...