Pular para o conteúdo principal

Já lavou sua janela hoje?

 



Alguns indivíduos são desprovidos de bom senso. Sem nenhum pudor, insistem em dar palpite na vida alheia. Quem não os conhece, parece até que são doutores nas mais diversificadas áreas. Sabem de tudo e têm o maior prazer em lhe dizer como conduzir a sua vida.  Impossível passarem despercebidos, pois por onde passam, deixam marcas da insensatez e hipocrisia, evidentes nas ações e palavras inoportunas. 

Para esconder todos os defeitos e deficiências, foca na vida do outro. Afinal de contas, se você não quer que alguém olhe para você e veja todas as suas fragilidades, não há estratégia melhor que focar nos defeitos alheios, explorando-os das formas mais variadas possíveis. Quando enaltecemos os defeitos do outro, sem dúvidas, queremos a todo custo esconder os nossos próprios defeitos.

Conta-se que um casal se mudou para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido: - Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar roupas!

O marido observou calado.

A cada três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal. Passando um mês se surpreendeu ao ver lençóis brancos estendidos, e foi dizer ao marido: - Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, será que uma outra vizinha lhe deu sabão? Porque eu não fiz nada.

O marido calmamente respondeu: - Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da nossa janela!

Infelizmente, quando de maneira imperceptível deixamos de olhar para nós mesmos, para nossas falhas, e passamos a focar na vida do outro, cobrimos a nossa visão de maneira que não conseguimos enxergar as qualidades daqueles que estão ao nosso redor.

Todos nós temos falhas, mas também temos qualidades. Enaltecer os pontos negativos dos outros não vai fazer desaparecer quem de fato somos.

Já lavou sua janela hoje?

Entenda, quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo. Então, nada melhor do que ter mente e coração abertos para enxergar e propagar aquilo que há de melhor no ser humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do filme mãos talentosas

Mãos Talentosas retrata a vida de Ben, um menino pobre, negro, que não tinha muita chance de crescer na vida, ou seja, de se tornar um homem bem-sucedido. Ben sempre tirava notas muito baixas na escola e por conta disto era altamente criticado pelos colegas, fazendo com que ele se sentisse como uma pessoa burra, e assim desenvolvendo um temperamento muito agressivo. A mãe de Ben sempre acreditou no potencial de seu filho, incentivando-o a estudar, a trocar a TV por bons livros, a não desistir, pois acreditava que o filho teria um futuro totalmente diferente do seu. Através do esforço, incentivo e dedicação da mãe, Ben chegou a ser o melhor aluno da sala. Cresceu e conseguiu alcançar o seu objetivo, não só se tornou médico, mas o melhor neurocirurgião do mundo. Quando comparamos o filme ao universo do coaching, logo podemos perceber o poder da Programação Mental Positiva, exercida pela mãe de Ben, que o ensinava todo o tempo a materialização dos seus pensamentos, ou seja, fazendo com qu...

Nosso poder de decisão

Em certos momentos de nossas vidas, nos deparamos com desafios que parecem nos sobrecarregar. Nossas escolhas podem parecer equivocadas, e a vida se apresenta ainda mais difícil. Nestes momentos de incerteza, é natural ansiar por alguém com quem possamos compartilhar nossas dúvidas e inquietações, alguém que nos oriente ou simplesmente nos ouça.   A necessidade de sermos ouvido é profunda, mas será que estamos nos abrindo com as pessoas certas? Será que elas estão aptas a nos orientar de maneira adequada?   Essas perguntas nos fazem questionar quem realmente está no controle de nossas vidas. Permitir que terceiros decidam por nós pode ser um grande obstáculo para nosso sucesso. Reconhecer esse tipo de comportamento é um passo importante, pois nós somos as pessoas mais aptas a identificar os nossos problemas e as mais interessadas em resolvê-los. Portanto, é fundamental aprender a escutar a nossa própria voz interior, ouvir o que nosso coração diz, o que nossa razão orienta e...

Aprendendo a orar com as formigas

Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela.  A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também à formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Ilusão minha. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.    A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo: “ Coitada, tanto sacrifício para nada.” Lembrei-me ainda do ditado popular: “ Nadou, nadou e morreu na praia.” Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em peque...