Pular para o conteúdo principal

Peça-me o que quiser, e eu lhe darei


De acordo com a bíblia, em uma determinada noite, Deus apareceu ao rei Salomão, e disse-lhe: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”. 

 

A simples ideia de uma oferta tão grandiosa, como a que Deus fez ao rei Salomão, é capaz de acelerar o coração de qualquer um. Imagine-se diante de uma oportunidade única na vida, onde o próprio Criador do universo lhe diz: "Pede o que queres que eu te darei". Salomão teve esse momento extraordinário em sua vida e sua resposta revela sua grandeza como líder.

 

Diante da possibilidade de escolher riquezas, honra e poder, Salomão demonstrou humildade e discernimento admiráveis ao pedir a Deus por sabedoria e conhecimento para governar seu povo. 

 

Embora vivamos em uma época distinta daquela de Salomão, uma coisa permanece inalterada: a complexidade do ser humano. Compreender as pessoas ao nosso redor continua sendo um desafio constante. A mente humana é um mistério, e muitas vezes nos vemos incapazes de decifrar seus pensamentos e intenções. Cada indivíduo possui sua própria visão de mundo, seus desejos e aspirações únicas, o que torna a tarefa de interpretá-los desafiadora.

 

Manter as relações interpessoais tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil nos tempos atuais. A impaciência e a falta de disposição para compreender o próximo têm se tornando um obstáculo. Aceitar as pessoas como são, sem tentar moldá-las conforme nossas próprias expectativas, parece uma missão quase impossível em meio a essa realidade.

 

Os relacionamentos estão cada vez mais superficiais e descartáveis. As pessoas estão perdendo a empatia umas pelas outras, estão perdendo a fé na natureza humana. Na maioria das vezes, entram em um relacionamento esperando o momento de fracassar,sem disposição para fazer o esforço necessário para construir uma relação sólida e significativa.


É interessante notar que, muitas vezes, demonstramos mais empatia por um animal maltratado do que por um ser humano que está sofrendo. Embora seja importante ter compaixão pelos animais, não podemos ignorar a necessidade de estender essa mesma compaixão aos nossos semelhantes. Perdoar uma falha, compreender a dor do outro e estar disposto a se dedicar a um relacionamento são aspectos importantes da experiência humana que não podem ser substituídos pela busca por amor apenas quando este for útil.

 

Como diz o Padre Fábio de Melo: “... a utilidade é um território muito perigoso, porque muitas vezes a gente acha que o outro gosta da gente, mas não, ele está é interessado naquilo que a gente faz por ele. Se você quiser saber se alguém te ama de verdade, é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade. Quer saber se você ama alguém? Pergunte a si mesmo, quem nesta vida que pode ficar inútil para você sem que você sinta o desejo de jogá-lo fora”.


Pede o que queres que eu te darei' ressoa profundamente nos dias de hoje, nos lembrando da importância da sabedoria e do conhecimento. Em um mundo marcado pela superficialidade e pela descartabilidade dos relacionamentos, o verdadeiro amor exige compreensão e aceitação do outro, com todas as suas imperfeições e virtudes.

 

Neste mundo acelerado, a busca pela sabedoria e pelo conhecimento se torna essencial para compreendermos a nós mesmos e aos outros, e para cultivarmos relacionamentos genuínos. Que possamos aprender a amar e valorizar uns aos outros, reconhecendo a preciosidade de cada ser humano em nossa jornada pela vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do filme mãos talentosas

Mãos Talentosas retrata a vida de Ben, um menino pobre, negro, que não tinha muita chance de crescer na vida, ou seja, de se tornar um homem bem-sucedido. Ben sempre tirava notas muito baixas na escola e por conta disto era altamente criticado pelos colegas, fazendo com que ele se sentisse como uma pessoa burra, e assim desenvolvendo um temperamento muito agressivo. A mãe de Ben sempre acreditou no potencial de seu filho, incentivando-o a estudar, a trocar a TV por bons livros, a não desistir, pois acreditava que o filho teria um futuro totalmente diferente do seu. Através do esforço, incentivo e dedicação da mãe, Ben chegou a ser o melhor aluno da sala. Cresceu e conseguiu alcançar o seu objetivo, não só se tornou médico, mas o melhor neurocirurgião do mundo. Quando comparamos o filme ao universo do coaching, logo podemos perceber o poder da Programação Mental Positiva, exercida pela mãe de Ben, que o ensinava todo o tempo a materialização dos seus pensamentos, ou seja, fazendo com qu...

Aprendendo a orar com as formigas

Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela.  A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também à formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Ilusão minha. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.    A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo: “ Coitada, tanto sacrifício para nada.” Lembrei-me ainda do ditado popular: “ Nadou, nadou e morreu na praia.” Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em peque...

Filhos Brilhantes Alunos Fascinantes

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas. Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.  Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.  Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que ...