Pular para o conteúdo principal

Lições de empreendedorismo do filme " Aprovados"




Outro dia, assisti ao filme "Aprovados". Embora seja uma obra de ficção, ela proporcionou aprendizados valiosos sobre empreendedorismo. Talvez você já tenha assistido e se perguntado: o que podemos aprender com um grupo de jovens que não conseguiram entrar na faculdade?

 

Assistir "Aprovados" vai além de um momento de diversão; essa comédia oferece ricas lições sobre empreendedorismo.

 

1.    Identificação da necessidade: Após serem rejeitados por várias faculdades, alguns amigos sentem-se humilhados e isso desperta neles a necessidade de mudança. Uma característica marcante dos empreendedores é sua capacidade de lidar com situações difíceis de maneira criativa. Grandes invenções muitas vezes surgem da identificação de uma necessidade premente em meio a desafios. Quando as coisas estão difíceis, buscamos uma saída e geralmente a encontramos ao identificar uma real necessidade.

 

2.    Desenvolvimento e refinamento de soluções: Um dos jovens teve a ideia de criar uma carta de aceitação de uma faculdade fictícia, para tornar a carta mais convincente, eles desenvolveram um site da tal faculdade. Após identificar uma necessidade, é importante trabalhar para encontrar a solução mais criativa e prática possível, sempre buscando aprimorá-la e antecipar futuras necessidades.

 

 

3.    Colocando as ideias em prática e assumindo riscos: Após criarem o site da faculdade, eles enviaram as cartas de aceitação para si mesmos, alugaram um prédio e abriram a faculdade fictícia para visitação dos pais, com a supervisão de um falso reitor. Mesmo cientes dos riscos, seguiram com o plano. O empreendedor é inovador e busca tornar suas ideias realidade, muitas vezes assumindo riscos calculados em busca de seus objetivos. Todos nós sabemos que não há negócio totalmente seguro, motivo pelo qual o empreendedor é constantemente desafiado a conhecer todos os riscos ligados ao seu modelo de negócio, de maneira que possa trabalhar com o intuito de minimizá-los.

 

4.    Foco no cliente: Uma falha no site fez com que vários jovens reprovados por outras faculdades fossem aceitos pelo South Harmon Institute of Technology (faculdade fictícia), agora os garotos tinham uma responsabilidade maior, cuidar da educação dos novos estudantes. Os jovens proprietários da faculdade montaram a grade curricular com a ajuda dos alunos, assim todos poderiam cursar as matérias que quisessem; mesmo aquelas mais inusitadas. Para que um negócio se desenvolva de maneira contínua e duradoura, é importante que o empreendedor se concentre nos seus clientes, para isso é necessário perceber as suas reais necessidades e expectativas. Suprir a necessidade do cliente é a maneira mais fácil para garantir a sua fidelidade.

 

5.    Enfrentando a concorrência e criando significado: Quando um negócio vai bem, incomoda a concorrência. Após atrapalhar alguns planos da faculdade vizinha, o South Harmon Institute of Technology foi investigado e logo sua ilegitimidade veio à tona, causando grandes problemas. Mas o que havia nascido de uma brincadeira, agora fazia sentido e os jovens buscaram a todo custo manter a faculdade. Eles conseguiram uma audiência com o Conselho Estadual de Certificação. Após provar para o conselho que a faculdade foge dos padrões tradicionais, mas que consegue com êxito exercer o verdadeiro propósito da educação, que é estimular a criatividade e as paixões do corpo estudantil, o conselho que não rejeita inovações, dá a faculdade o prazo de um ano para provar que o seu programa experimental funciona.

 

Os verdadeiros empreendedores são inovadores e sempre dão um real significado para o seu negócio. São pessoas cujo objetivo principal é impactar, mesmo que para isso tenham que chacoalhar a mente das pessoas, com o intuito de mudar a sua visão. Grandes empreendedores fazem dar certo, aquilo que a sociedade descarta com a suas crenças e atitudes muitas vezes tradicionalistas e conservadoras e por conta disso, tem que acostumar-se com o estigma de louco.

 

Segundo Abraham Lincoln: “Frequentemente é necessário mais coragem para ousar fazer certo do que temer fazer errado”.

 

Coragem é uma das maiores e mais importantes qualidades de um empreendedor, isso sem dúvidas por ajudá-lo a desenvolver uma de suas principais competências, a inovação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...

A Era dos “sem-noção”

  “Indivíduo sem senso médio de convivência social”, de acordo com o dicionário, é um dos significados da palavra “sem-noção”, e sem dúvidas, o referido significado reforça a ideia de que estamos em plena Era dos “sem-noção”. Não é segredo para ninguém que as relações humanas, nas mais diversificadas esferas, estão cada vez mais complicadas e, por isso, muitos preferem a companhia dos animais. Relações harmoniosas carecem, dentre outras coisas, de bom senso. Infelizmente, a nossa sociedade está cada vez mais invasiva. Alguns têm se comportado como se desconhecesse o significado da palavra respeito. A vida e intimidade das pessoas têm sido tratadas como se fosse de domínio público, e com a evolução tecnológica, isso se agravou consideravelmente; as redes sociais são utilizadas imoderadamente. Atualmente, devido aos conflitos de opiniões, verifica-se uma enxurrada de linchamentos virtuais, muitos deles por motivos banais; a pessoa nem precisa estar envolvida em alguma polêm...