Pular para o conteúdo principal

O que vou ser quando crescer?



A comunicação entre adultos e crianças muitas vezes é curiosa. Recordo-me de muitas vezes ter ouvido adultos perguntarem: "O que você quer ser quando crescer?" Claro que a maioria pouco se importava com a resposta, o que queriam mesmo era encontrar uma forma de se comunicarem. No entanto, essa pergunta ficou na minha mente por anos, e por muito tempo eu me fazia essa pergunta também. O interessante é que em cada fase da minha vida, eu tinha uma resposta diferente. Isso é natural, já que nossas respostas refletem nossas aspirações em cada momento. Aspirações que mudam conforme crescemos.

 

Não ter certeza sobre a carreira a seguir não é algo incomum. Não se desespere se seus colegas já escolheram suas faculdades ou carreiras e você ainda se sente perdido. Essa é uma decisão importante que impactará seu futuro. Então, como escolher o curso certo? Aqui vão algumas dicas:

 

Distinga sonho de profissão: Saiba diferenciar seu sonho pessoal da profissão que escolherá. A profissão é a especialização que um indivíduo possui, para exercer um trabalho ou atividade na sociedade. O sonho é uma espécie de concentração em algo que almejamos muito. Sua profissão muitas vezes é o caminho para alcançar seu sonho. Pense no seu grande sonho e considere sua profissão um meio para te ajudar a alcançá-lo.

 

Descarte profissões que não se identifica: Antes de escolher, descarte as profissões com as quais você não se identifica. As universidades, são acessíveis a “todos”, isso significa um mercado de trabalho bem mais competitivo, desta forma, destaca-se o melhor. Se destacar em algo que não tem afinidade é difícil. Escolha algo que você saiba fazer bem e se aprimore.

 

Não limite sua escolha ao que gosta: Muitos escolhem suas profissões baseadas no que gostam. Porém, é importante considerar também o retorno financeiro e profissional. Escolha algo que possa exercer com excelência e que seja bem remunerado.

 

A escolha da profissão é uma decisão séria e deve ser feita com cuidado e análise. Não se trata apenas do que gostamos, mas do que sabemos fazer bem e nos trará satisfação e sucesso profissional. Aspirações mudam com o tempo, e é importante escolhermos algo que esteja alinhado com nossas habilidades e objetivos futuros.




Comentários

  1. Antes de tudo gostaria de dizer que amei a nova aparência do blog.

    ( Eu não sei se isto sera um comentários ou um desabafo, mas vamos nessa)


    Forma est Angola é um país onde os sonhos de jovens são frustrados desde a sua formação. Ergo, numa escala de 0 a 100, posso dizer ex nunc que so 30% ou menos conseguem fazer o curso dos sonhos que mais tarde poderá influenciar na sua formação.


    Lembro-me que ao entrar no ensino medio (pré- Universitário) eu tinha como sonho fazer engenharia de telecomunicações mais infelizmente não havia vagas e fui obrigado ex illo fazer o curso de ciência económicas e Jurídicas. Brevi post do Ensino medio não tinha outra opção além de fazer a faculdade de Direito, isto por causa do meu certificado do curso medio.
    Hoc die estou a fazer a faculdade de direito. Confiteor que estou adorando o curso, mais infelizmente colegas, professores e familiares afirmam que estou no curso errado por causa da minha grande habilidade em informática e telecomunicações. As vezes digo que quando for juiz nao vou deixar de reparar computadores, et caetera...

    Ergo, é dificil escolher um curso em Angola. É difícil responder "Você vai ser o que mesmo quando crescer?" Minha prima fez inscrição em 4 cursos e infelizmente conseguiu entrar num curso que ela nunca pensou fazer. Ela não tem outra alternativa além de fazer :(
    As vezes podemos ter a certeza do que nos queremos no futuro, distinguir profissão de sonho, mais nem sempre chegamos em realizar, não por nossa vontade mais por vezes por falta de faculdades publicas ( onde a maioria entra por corrupção). As faculdades privadas não estao ao alcance de todos. Aqui em Angola é arriscado fazer exame em um so curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Marcio Zebedeu,fiquei muito feliz ao ouvir a sua história.Mas é justamente isso que tratamos nos texto, precisamos aprender a gostar do que fazemos, ou seja, a estar satisfeitos com aquilo que recebemos.Não significa que por não fazer a faculdade que tanto desejou estará limitado a alcançar o seu sucesso.Quem disse que seus sonhos não mais se realizarão?O que mudou não foi os sonhos, mas o caminho a ser percorrido para alcançá-los.Tudo é uma questão de valores, imagine se você não tivesse a oportunidade de hoje estar cursando uma faculdade?Pensou? Você é um ser privilegiado e com certeza muitos dos seus sonhos tornar-se-ão realidade, basta acreditar e se esforçar.Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...

A Era dos “sem-noção”

  “Indivíduo sem senso médio de convivência social”, de acordo com o dicionário, é um dos significados da palavra “sem-noção”, e sem dúvidas, o referido significado reforça a ideia de que estamos em plena Era dos “sem-noção”. Não é segredo para ninguém que as relações humanas, nas mais diversificadas esferas, estão cada vez mais complicadas e, por isso, muitos preferem a companhia dos animais. Relações harmoniosas carecem, dentre outras coisas, de bom senso. Infelizmente, a nossa sociedade está cada vez mais invasiva. Alguns têm se comportado como se desconhecesse o significado da palavra respeito. A vida e intimidade das pessoas têm sido tratadas como se fosse de domínio público, e com a evolução tecnológica, isso se agravou consideravelmente; as redes sociais são utilizadas imoderadamente. Atualmente, devido aos conflitos de opiniões, verifica-se uma enxurrada de linchamentos virtuais, muitos deles por motivos banais; a pessoa nem precisa estar envolvida em alguma polêm...