Pular para o conteúdo principal

O que vou ser quando crescer?



A comunicação entre adultos e crianças muitas vezes é curiosa. Recordo-me de muitas vezes ter ouvido adultos perguntarem: "O que você quer ser quando crescer?" Claro que a maioria pouco se importava com a resposta, o que queriam mesmo era encontrar uma forma de se comunicarem. No entanto, essa pergunta ficou na minha mente por anos, e por muito tempo eu me fazia essa pergunta também. O interessante é que em cada fase da minha vida, eu tinha uma resposta diferente. Isso é natural, já que nossas respostas refletem nossas aspirações em cada momento. Aspirações que mudam conforme crescemos.

 

Não ter certeza sobre a carreira a seguir não é algo incomum. Não se desespere se seus colegas já escolheram suas faculdades ou carreiras e você ainda se sente perdido. Essa é uma decisão importante que impactará seu futuro. Então, como escolher o curso certo? Aqui vão algumas dicas:

 

Distinga sonho de profissão: Saiba diferenciar seu sonho pessoal da profissão que escolherá. A profissão é a especialização que um indivíduo possui, para exercer um trabalho ou atividade na sociedade. O sonho é uma espécie de concentração em algo que almejamos muito. Sua profissão muitas vezes é o caminho para alcançar seu sonho. Pense no seu grande sonho e considere sua profissão um meio para te ajudar a alcançá-lo.

 

Descarte profissões que não se identifica: Antes de escolher, descarte as profissões com as quais você não se identifica. As universidades, são acessíveis a “todos”, isso significa um mercado de trabalho bem mais competitivo, desta forma, destaca-se o melhor. Se destacar em algo que não tem afinidade é difícil. Escolha algo que você saiba fazer bem e se aprimore.

 

Não limite sua escolha ao que gosta: Muitos escolhem suas profissões baseadas no que gostam. Porém, é importante considerar também o retorno financeiro e profissional. Escolha algo que possa exercer com excelência e que seja bem remunerado.

 

A escolha da profissão é uma decisão séria e deve ser feita com cuidado e análise. Não se trata apenas do que gostamos, mas do que sabemos fazer bem e nos trará satisfação e sucesso profissional. Aspirações mudam com o tempo, e é importante escolhermos algo que esteja alinhado com nossas habilidades e objetivos futuros.




Comentários

  1. Antes de tudo gostaria de dizer que amei a nova aparência do blog.

    ( Eu não sei se isto sera um comentários ou um desabafo, mas vamos nessa)


    Forma est Angola é um país onde os sonhos de jovens são frustrados desde a sua formação. Ergo, numa escala de 0 a 100, posso dizer ex nunc que so 30% ou menos conseguem fazer o curso dos sonhos que mais tarde poderá influenciar na sua formação.


    Lembro-me que ao entrar no ensino medio (pré- Universitário) eu tinha como sonho fazer engenharia de telecomunicações mais infelizmente não havia vagas e fui obrigado ex illo fazer o curso de ciência económicas e Jurídicas. Brevi post do Ensino medio não tinha outra opção além de fazer a faculdade de Direito, isto por causa do meu certificado do curso medio.
    Hoc die estou a fazer a faculdade de direito. Confiteor que estou adorando o curso, mais infelizmente colegas, professores e familiares afirmam que estou no curso errado por causa da minha grande habilidade em informática e telecomunicações. As vezes digo que quando for juiz nao vou deixar de reparar computadores, et caetera...

    Ergo, é dificil escolher um curso em Angola. É difícil responder "Você vai ser o que mesmo quando crescer?" Minha prima fez inscrição em 4 cursos e infelizmente conseguiu entrar num curso que ela nunca pensou fazer. Ela não tem outra alternativa além de fazer :(
    As vezes podemos ter a certeza do que nos queremos no futuro, distinguir profissão de sonho, mais nem sempre chegamos em realizar, não por nossa vontade mais por vezes por falta de faculdades publicas ( onde a maioria entra por corrupção). As faculdades privadas não estao ao alcance de todos. Aqui em Angola é arriscado fazer exame em um so curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Marcio Zebedeu,fiquei muito feliz ao ouvir a sua história.Mas é justamente isso que tratamos nos texto, precisamos aprender a gostar do que fazemos, ou seja, a estar satisfeitos com aquilo que recebemos.Não significa que por não fazer a faculdade que tanto desejou estará limitado a alcançar o seu sucesso.Quem disse que seus sonhos não mais se realizarão?O que mudou não foi os sonhos, mas o caminho a ser percorrido para alcançá-los.Tudo é uma questão de valores, imagine se você não tivesse a oportunidade de hoje estar cursando uma faculdade?Pensou? Você é um ser privilegiado e com certeza muitos dos seus sonhos tornar-se-ão realidade, basta acreditar e se esforçar.Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do filme mãos talentosas

Mãos Talentosas retrata a vida de Ben, um menino pobre, negro, que não tinha muita chance de crescer na vida, ou seja, de se tornar um homem bem-sucedido. Ben sempre tirava notas muito baixas na escola e por conta disto era altamente criticado pelos colegas, fazendo com que ele se sentisse como uma pessoa burra, e assim desenvolvendo um temperamento muito agressivo. A mãe de Ben sempre acreditou no potencial de seu filho, incentivando-o a estudar, a trocar a TV por bons livros, a não desistir, pois acreditava que o filho teria um futuro totalmente diferente do seu. Através do esforço, incentivo e dedicação da mãe, Ben chegou a ser o melhor aluno da sala. Cresceu e conseguiu alcançar o seu objetivo, não só se tornou médico, mas o melhor neurocirurgião do mundo. Quando comparamos o filme ao universo do coaching, logo podemos perceber o poder da Programação Mental Positiva, exercida pela mãe de Ben, que o ensinava todo o tempo a materialização dos seus pensamentos, ou seja, fazendo com qu...

Aprendendo a orar com as formigas

Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela.  A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também à formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Ilusão minha. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.    A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo: “ Coitada, tanto sacrifício para nada.” Lembrei-me ainda do ditado popular: “ Nadou, nadou e morreu na praia.” Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em peque...

Filhos Brilhantes Alunos Fascinantes

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas. Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.  Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.  Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que ...