Pular para o conteúdo principal

O que vou ser quando crescer?



A comunicação entre adultos e crianças muitas vezes é curiosa. Recordo-me de muitas vezes ter ouvido adultos perguntarem: "O que você quer ser quando crescer?" Claro que a maioria pouco se importava com a resposta, o que queriam mesmo era encontrar uma forma de se comunicarem. No entanto, essa pergunta ficou na minha mente por anos, e por muito tempo eu me fazia essa pergunta também. O interessante é que em cada fase da minha vida, eu tinha uma resposta diferente. Isso é natural, já que nossas respostas refletem nossas aspirações em cada momento. Aspirações que mudam conforme crescemos.

 

Não ter certeza sobre a carreira a seguir não é algo incomum. Não se desespere se seus colegas já escolheram suas faculdades ou carreiras e você ainda se sente perdido. Essa é uma decisão importante que impactará seu futuro. Então, como escolher o curso certo? Aqui vão algumas dicas:

 

Distinga sonho de profissão: Saiba diferenciar seu sonho pessoal da profissão que escolherá. A profissão é a especialização que um indivíduo possui, para exercer um trabalho ou atividade na sociedade. O sonho é uma espécie de concentração em algo que almejamos muito. Sua profissão muitas vezes é o caminho para alcançar seu sonho. Pense no seu grande sonho e considere sua profissão um meio para te ajudar a alcançá-lo.

 

Descarte profissões que não se identifica: Antes de escolher, descarte as profissões com as quais você não se identifica. As universidades, são acessíveis a “todos”, isso significa um mercado de trabalho bem mais competitivo, desta forma, destaca-se o melhor. Se destacar em algo que não tem afinidade é difícil. Escolha algo que você saiba fazer bem e se aprimore.

 

Não limite sua escolha ao que gosta: Muitos escolhem suas profissões baseadas no que gostam. Porém, é importante considerar também o retorno financeiro e profissional. Escolha algo que possa exercer com excelência e que seja bem remunerado.

 

A escolha da profissão é uma decisão séria e deve ser feita com cuidado e análise. Não se trata apenas do que gostamos, mas do que sabemos fazer bem e nos trará satisfação e sucesso profissional. Aspirações mudam com o tempo, e é importante escolhermos algo que esteja alinhado com nossas habilidades e objetivos futuros.




Comentários

  1. Antes de tudo gostaria de dizer que amei a nova aparência do blog.

    ( Eu não sei se isto sera um comentários ou um desabafo, mas vamos nessa)


    Forma est Angola é um país onde os sonhos de jovens são frustrados desde a sua formação. Ergo, numa escala de 0 a 100, posso dizer ex nunc que so 30% ou menos conseguem fazer o curso dos sonhos que mais tarde poderá influenciar na sua formação.


    Lembro-me que ao entrar no ensino medio (pré- Universitário) eu tinha como sonho fazer engenharia de telecomunicações mais infelizmente não havia vagas e fui obrigado ex illo fazer o curso de ciência económicas e Jurídicas. Brevi post do Ensino medio não tinha outra opção além de fazer a faculdade de Direito, isto por causa do meu certificado do curso medio.
    Hoc die estou a fazer a faculdade de direito. Confiteor que estou adorando o curso, mais infelizmente colegas, professores e familiares afirmam que estou no curso errado por causa da minha grande habilidade em informática e telecomunicações. As vezes digo que quando for juiz nao vou deixar de reparar computadores, et caetera...

    Ergo, é dificil escolher um curso em Angola. É difícil responder "Você vai ser o que mesmo quando crescer?" Minha prima fez inscrição em 4 cursos e infelizmente conseguiu entrar num curso que ela nunca pensou fazer. Ela não tem outra alternativa além de fazer :(
    As vezes podemos ter a certeza do que nos queremos no futuro, distinguir profissão de sonho, mais nem sempre chegamos em realizar, não por nossa vontade mais por vezes por falta de faculdades publicas ( onde a maioria entra por corrupção). As faculdades privadas não estao ao alcance de todos. Aqui em Angola é arriscado fazer exame em um so curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Marcio Zebedeu,fiquei muito feliz ao ouvir a sua história.Mas é justamente isso que tratamos nos texto, precisamos aprender a gostar do que fazemos, ou seja, a estar satisfeitos com aquilo que recebemos.Não significa que por não fazer a faculdade que tanto desejou estará limitado a alcançar o seu sucesso.Quem disse que seus sonhos não mais se realizarão?O que mudou não foi os sonhos, mas o caminho a ser percorrido para alcançá-los.Tudo é uma questão de valores, imagine se você não tivesse a oportunidade de hoje estar cursando uma faculdade?Pensou? Você é um ser privilegiado e com certeza muitos dos seus sonhos tornar-se-ão realidade, basta acreditar e se esforçar.Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do filme mãos talentosas

Mãos Talentosas retrata a vida de Ben, um menino pobre, negro, que não tinha muita chance de crescer na vida, ou seja, de se tornar um homem bem-sucedido. Ben sempre tirava notas muito baixas na escola e por conta disto era altamente criticado pelos colegas, fazendo com que ele se sentisse como uma pessoa burra, e assim desenvolvendo um temperamento muito agressivo. A mãe de Ben sempre acreditou no potencial de seu filho, incentivando-o a estudar, a trocar a TV por bons livros, a não desistir, pois acreditava que o filho teria um futuro totalmente diferente do seu. Através do esforço, incentivo e dedicação da mãe, Ben chegou a ser o melhor aluno da sala. Cresceu e conseguiu alcançar o seu objetivo, não só se tornou médico, mas o melhor neurocirurgião do mundo. Quando comparamos o filme ao universo do coaching, logo podemos perceber o poder da Programação Mental Positiva, exercida pela mãe de Ben, que o ensinava todo o tempo a materialização dos seus pensamentos, ou seja, fazendo com qu...

Nosso poder de decisão

Em certos momentos de nossas vidas, nos deparamos com desafios que parecem nos sobrecarregar. Nossas escolhas podem parecer equivocadas, e a vida se apresenta ainda mais difícil. Nestes momentos de incerteza, é natural ansiar por alguém com quem possamos compartilhar nossas dúvidas e inquietações, alguém que nos oriente ou simplesmente nos ouça.   A necessidade de sermos ouvido é profunda, mas será que estamos nos abrindo com as pessoas certas? Será que elas estão aptas a nos orientar de maneira adequada?   Essas perguntas nos fazem questionar quem realmente está no controle de nossas vidas. Permitir que terceiros decidam por nós pode ser um grande obstáculo para nosso sucesso. Reconhecer esse tipo de comportamento é um passo importante, pois nós somos as pessoas mais aptas a identificar os nossos problemas e as mais interessadas em resolvê-los. Portanto, é fundamental aprender a escutar a nossa própria voz interior, ouvir o que nosso coração diz, o que nossa razão orienta e...

Aprendendo a orar com as formigas

Outro dia, vi uma formiga que carregava uma enorme folha. A formiga era pequena e a folha devia ter, no mínimo, dez vezes o tamanho dela.  A formiga a carregava com sacrifício. Ora a arrastava, ora a tinha sobre a cabeça. Quando o vento batia, a folha tombava, fazendo cair também à formiga. Foram muitos os tropeços, mas nem por isso a formiga desanimou de sua tarefa. Eu a observei e acompanhei, até que chegou próximo de um buraco, que devia ser a porta de sua casa.Foi quando pensei: “Até que enfim ela terminou seu empreendimento”. Ilusão minha. Na verdade, havia apenas terminado uma etapa.    A folha era muito maior do que a boca do buraco, o que fez com que a formiga a deixasse do lado de fora para, então, entrar sozinha. Foi aí que disse a mim mesmo: “ Coitada, tanto sacrifício para nada.” Lembrei-me ainda do ditado popular: “ Nadou, nadou e morreu na praia.” Mas a pequena formiga me surpreendeu. Do buraco saíram outras formigas, que começaram a cortar a folha em peque...