Pular para o conteúdo principal

O que vou ser quando crescer?



A comunicação entre adultos e crianças muitas vezes é curiosa. Recordo-me de muitas vezes ter ouvido adultos perguntarem: "O que você quer ser quando crescer?" Claro que a maioria pouco se importava com a resposta, o que queriam mesmo era encontrar uma forma de se comunicarem. No entanto, essa pergunta ficou na minha mente por anos, e por muito tempo eu me fazia essa pergunta também. O interessante é que em cada fase da minha vida, eu tinha uma resposta diferente. Isso é natural, já que nossas respostas refletem nossas aspirações em cada momento. Aspirações que mudam conforme crescemos.

 

Não ter certeza sobre a carreira a seguir não é algo incomum. Não se desespere se seus colegas já escolheram suas faculdades ou carreiras e você ainda se sente perdido. Essa é uma decisão importante que impactará seu futuro. Então, como escolher o curso certo? Aqui vão algumas dicas:

 

Distinga sonho de profissão: Saiba diferenciar seu sonho pessoal da profissão que escolherá. A profissão é a especialização que um indivíduo possui, para exercer um trabalho ou atividade na sociedade. O sonho é uma espécie de concentração em algo que almejamos muito. Sua profissão muitas vezes é o caminho para alcançar seu sonho. Pense no seu grande sonho e considere sua profissão um meio para te ajudar a alcançá-lo.

 

Descarte profissões que não se identifica: Antes de escolher, descarte as profissões com as quais você não se identifica. As universidades, são acessíveis a “todos”, isso significa um mercado de trabalho bem mais competitivo, desta forma, destaca-se o melhor. Se destacar em algo que não tem afinidade é difícil. Escolha algo que você saiba fazer bem e se aprimore.

 

Não limite sua escolha ao que gosta: Muitos escolhem suas profissões baseadas no que gostam. Porém, é importante considerar também o retorno financeiro e profissional. Escolha algo que possa exercer com excelência e que seja bem remunerado.

 

A escolha da profissão é uma decisão séria e deve ser feita com cuidado e análise. Não se trata apenas do que gostamos, mas do que sabemos fazer bem e nos trará satisfação e sucesso profissional. Aspirações mudam com o tempo, e é importante escolhermos algo que esteja alinhado com nossas habilidades e objetivos futuros.




Comentários

  1. Antes de tudo gostaria de dizer que amei a nova aparência do blog.

    ( Eu não sei se isto sera um comentários ou um desabafo, mas vamos nessa)


    Forma est Angola é um país onde os sonhos de jovens são frustrados desde a sua formação. Ergo, numa escala de 0 a 100, posso dizer ex nunc que so 30% ou menos conseguem fazer o curso dos sonhos que mais tarde poderá influenciar na sua formação.


    Lembro-me que ao entrar no ensino medio (pré- Universitário) eu tinha como sonho fazer engenharia de telecomunicações mais infelizmente não havia vagas e fui obrigado ex illo fazer o curso de ciência económicas e Jurídicas. Brevi post do Ensino medio não tinha outra opção além de fazer a faculdade de Direito, isto por causa do meu certificado do curso medio.
    Hoc die estou a fazer a faculdade de direito. Confiteor que estou adorando o curso, mais infelizmente colegas, professores e familiares afirmam que estou no curso errado por causa da minha grande habilidade em informática e telecomunicações. As vezes digo que quando for juiz nao vou deixar de reparar computadores, et caetera...

    Ergo, é dificil escolher um curso em Angola. É difícil responder "Você vai ser o que mesmo quando crescer?" Minha prima fez inscrição em 4 cursos e infelizmente conseguiu entrar num curso que ela nunca pensou fazer. Ela não tem outra alternativa além de fazer :(
    As vezes podemos ter a certeza do que nos queremos no futuro, distinguir profissão de sonho, mais nem sempre chegamos em realizar, não por nossa vontade mais por vezes por falta de faculdades publicas ( onde a maioria entra por corrupção). As faculdades privadas não estao ao alcance de todos. Aqui em Angola é arriscado fazer exame em um so curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Marcio Zebedeu,fiquei muito feliz ao ouvir a sua história.Mas é justamente isso que tratamos nos texto, precisamos aprender a gostar do que fazemos, ou seja, a estar satisfeitos com aquilo que recebemos.Não significa que por não fazer a faculdade que tanto desejou estará limitado a alcançar o seu sucesso.Quem disse que seus sonhos não mais se realizarão?O que mudou não foi os sonhos, mas o caminho a ser percorrido para alcançá-los.Tudo é uma questão de valores, imagine se você não tivesse a oportunidade de hoje estar cursando uma faculdade?Pensou? Você é um ser privilegiado e com certeza muitos dos seus sonhos tornar-se-ão realidade, basta acreditar e se esforçar.Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Cara x Cara

Outro dia assisti à série Cara x Cara, disponível na Netflix. A série conta a história de Miles, um marqueteiro que um dia foi bem-sucedido, mas que agora se sente cansado, derrotado e insatisfeito com sua invisibilidade na sociedade. Certo dia, um colega de trabalho indica para ele um SPA misterioso que oferece um tratamento que garante dar um up na sua autoestima, transformando-o na melhor versão de si mesmo. Ele investe no tratamento, porém, ao invés de sair do SPA se sentindo bem, sai de lá com um clone de si mesmo. A série mistura comédia, drama, suspense e ficção-científica e, diante do seu desenrolar, um episódio me chamou a atenção. Quando Kate, a esposa de Miles, descobre a existência do clone, na esperança de reavivar e salvar o seu casamento, ela decide passar a noite com ele. No entanto, não se sente confortável, mesmo estando diante da “melhor” versão do seu esposo. É que ela chegou à conclusão de que, embora o clone tenha todas as lembranças do seu casamento e sinta como ...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...