Pular para o conteúdo principal

Cabeça de gente é terra que ninguém anda

 



 

Recentemente conversava com uma amiga que estava bastante indignada com a maneira indiferente que sua irmã a tratava. Apesar de se darem bem, a irmã não atendia seus telefonemas, e não retornava suas mensagens deixando-a sem entender o motivo de tanta frieza.

Embora seja um comportamento estranho entre duas irmãs que se dão bem, sugeri que ela tentasse compreender, pois a forma que sua irmã a tratava, dizia mais sobre sua irmã do que sobre ela. 

No fundo, sabemos que esse tipo de problema atinge muitas pessoas, pois se relacionar com qualquer outro ser humano é um desafio. Cada indivíduo é único, ninguém é igual a ninguém, principalmente na forma de pensar e na maneira como decidem conduzir suas vidas e relacionamentos.  

Certa feita, li uma frase que dizia: “cabeça de gente é terra que ninguém anda”. De fato, é impossível saber o que se passa na mente de qualquer pessoa, o que torna as ações de cada um, na maioria das vezes, incompreensíveis. 

Se de um lado alguém reclama por não entender o comportamento de alguém, do outro lado sempre haverá um alguém reclamando da falta de compreensão. Na realidade, não é fácil compreender algo que não se conhece.  

Para compreender é preciso conhecer. No entanto, nem sempre as pessoas estão dispostas a revelar a motivação por trás de cada atitude, levando os outros a julgar, supor e interpretar o motivo pelo qual agem de determinada forma, o que quase nunca dá certo.  

Às vezes, as pessoas ficam tristes com o resultado de suas escolhas, tornando-se amargas e revoltadas, e optando pelo isolamento.  

Manter certos relacionamentos saudáveis não é fácil; às vezes, o esforço é cansativo e desgastante. Por isso, é importante escolher cuidadosamente aqueles que valem a pena manter por perto.  

É muito valioso ter por perto pessoas que nos colocam como prioridade, que nos motivam a ser melhores a cada dia e que nos conhecem tão bem a ponto de compreender cada uma das nossas atitudes, mesmo sem saber a motivação por trás de cada uma delas.  

Vale muito a pena ter por perto aqueles que nos amam, afinal, “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:4-7).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caminho para “Antes que o pó volte à terra”

  Todos que me conhecem sabem que meu primeiro livro, 'Um Líder Recrutado por Deus', é uma obra cristã. Posteriormente, em coautoria, escrevi alguns livros voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Contudo, dentro de mim, havia o desejo de escrever um romance.  Como “tudo em nossa vida é uma decisão”, então decidi me aventurar em um novo gênero literário, mesmo ciente de que não seria uma escolha fácil.    Por muito tempo, a ideia de mergulhar na escrita de um romance despertava em mim um misto de excitação e medo.  Acostumada a escrever textos motivacionais e reflexivos, a transição para a ficção era como entrar em um território desconhecido, regido por regras e expectativas totalmente diferentes.   Então, o temor de não ser levada a sério ou de não corresponder às expectativas, frequentemente me fazia questionar minha decisão. Perguntava-me se estava fazendo a escolha certa, se estava preparada para enfrentar as críticas e desafios que certa...

Além da meia-noite

  2024 finalmente chegou! E em meio às festividades, fogos de artifício e jantares festivos, surge aquela sensação palpável de expectativa pelo futuro. As pessoas direcionam seus olhares para o que está por vir, como se a meia-noite marcasse a abertura de um portal, uma oportunidade para ‘deixar para trás’ tudo o que não serviu mais e iniciar uma nova e empolgante história. A tradição de encarar o final de ano como um divisor de águas é familiar para muitos, mas será que esse otimismo repentino traz benefícios reais? Geralmente, aqueles que abraçam essa mentalidade são os mesmos que têm o hábito de procrastinar, adiando decisões e prolongando situações. Quem nunca conheceu alguém que, ao decidir iniciar uma dieta, decide "aproveitar" o final de semana antes do pontapé inicial na segunda-feira? A realidade é que não existe um dia específico para iniciar mudanças positivas em nossas vidas ou tirar projetos da gaveta. A cada novo dia, somos agraciados com a oportunidade de trans...

Cara x Cara

Outro dia assisti à série Cara x Cara, disponível na Netflix. A série conta a história de Miles, um marqueteiro que um dia foi bem-sucedido, mas que agora se sente cansado, derrotado e insatisfeito com sua invisibilidade na sociedade. Certo dia, um colega de trabalho indica para ele um SPA misterioso que oferece um tratamento que garante dar um up na sua autoestima, transformando-o na melhor versão de si mesmo. Ele investe no tratamento, porém, ao invés de sair do SPA se sentindo bem, sai de lá com um clone de si mesmo. A série mistura comédia, drama, suspense e ficção-científica e, diante do seu desenrolar, um episódio me chamou a atenção. Quando Kate, a esposa de Miles, descobre a existência do clone, na esperança de reavivar e salvar o seu casamento, ela decide passar a noite com ele. No entanto, não se sente confortável, mesmo estando diante da “melhor” versão do seu esposo. É que ela chegou à conclusão de que, embora o clone tenha todas as lembranças do seu casamento e sinta como ...